Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51680
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINTO, Lourival Pereira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paulo Sérgio Queiroz da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T09:56:40Z | - |
dc.date.available | 2023-07-28T09:56:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Sérgio Queiroz da. As mediações cultural e de leitura da literatura LGBTQIA+. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51680 | - |
dc.description.abstract | Este estudo traz, como aporte teórico ao seu desenvolvimento, algumas considerações acerca da mediação cultura, da literatura e da leitura literária como formas possíveis de acontecimentos a experienciar e vivenciar nas unidades socioculturais e informacionais: as bibliotecas. Nesse tocante, dentre as reflexões de autoras e de autores, destacam-se as contribuições de Freire (1989), Martins (2004), Castrillón (2011) e Aguiar (2014) acerca das percepções da leitura, em específico da leitura literária, bem como as significações humanizantes da literatura enquanto direito social, na perspectiva de Candido (2014) e nas reflexões de Cosson (2020). Ademais, corroboram com este estudo as reflexões teórico-práticas acerca da mediação cultural com Martins (2021), da mediação de leitura da literatura com Pinto (2017), com Reyes (2014) e Cavalcante; Queiroz; Sousa (2020), bem como acerca dos discursos sócio-histórico, cultural e político no que concerne à sexualidade e às expressões de gênero com as perspectivas de Louro (1997; 1999), Foucault (2014), Connell (2016), Scott 2017), Cosme (2021). A literatura enquanto produção epistemológica do conhecimento e a literatura LGBTQIA+ enquanto ficção artística recebem reflexões a partir das relações dialógicas que mantêm com as mediações culturais e de leitura literária. Nesse processo de mediações, o desenvolvimento metodológico se configura como teórico, bibliográfico e de caráter exploratório, os quais corroboraram à compreensão e à organização desta pesquisa. Ademais, o presente estudo reconhece que falta desenvolver mais projetos de mediações cultural e de leitura da literatura LGBTQIA+ nas bibliotecas, assim como em outras unidades socioculturais e informacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bibliotecas | pt_BR |
dc.subject | Mediação cultural | pt_BR |
dc.subject | Mediação de leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Literatura LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.subject | Diversidade LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.title | As mediações cultural e de leitura da literatura LGBTQIA+ | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3816431861524512 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2763163383357621 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study brings, as a theoretical contribution to its development, some considerations about the mediation of culture, literature and literary reading as possible forms of events to experience and experience in sociocultural and informational units: libraries. In this regard, among the reflections of authors and authors, the contributions of Freire (1989), Martins (2004), Castrillón (2011) and Aguiar (2014) stand out regarding the perceptions of reading, specifically of literary reading, as well as as the humanizing meanings of literature as a social right, from the perspective of Candido (2014) and in the reflections of Cosson (2020). Furthermore, theoretical-practical reflections on cultural mediation with Martins (2021), literature reading mediation with Pinto (2017), with Reyes (2014) and Cavalcante; Queiroz; Sousa (2020), as well as about the socio-historical, cultural and political discourses regarding sexuality and gender expressions with the perspectives of Louro (1997; 1999), Foucault (2014), Connell (2016), Scott 2017), Cosmo (2021). Literature as an epistemological production of knowledge and LGBTQIA+ literature as artistic fiction receive reflections from the dialogic relationships they maintain with cultural mediations and literary reading. In this mediation process, the methodological development is configured as theoretical, bibliographic and exploratory, which corroborated the understanding and organization of this research. Furthermore, the present study recognizes that more projects of cultural mediation and reading of LGBTQIA+ literature need to be developed in libraries, as well as in other sociocultural and informational units. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Biblioteconomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Paulo Sérgio Queiroz da Silva.pdf.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons