Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51720

Compartilhe esta página

Título: Proposta sociointeracionista de ensino e aprendizagem da tricomoniase no desenvolvimento de conteúdos atitudinais
Autor(es): SILVA, Joicilene Xavier da
Palavras-chave: Educação em saúde; Tricomoníase; Ensino de Ciências; Sequência didática
Data do documento: 15-Dez-2021
Citação: .
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar quais as contribuições que uma Sequência Didática (SD), fundamentada no método sociointeracionismo de Vygotsky pode oferecer para o processo de ensino e aprendizagem da Tricomoníase. Esse método de ensino centraliza o aluno em seu processo de escolarização e apresenta características vantajosas para tratar de temáticas da Biologia que envolvem a Educação em Saúde como é o caso da Tricomoníase, parasitose causada pelo protozoário flagelado Trichomonas vaginalis, responsável por 1/3 (um terço) das vaginites. As etapas da SD foram aplicadas remotamente através da plataforma Google Meet em uma turma da 2ª série do ensino médio de uma escola de referência da rede estadual de ensino da cidade de Bezerros-PE, tendo seus dados coletados através da aplicação de questionário comportamental disponibilizado no Google Forms, e analisados de forma mista (quantitativa e qualitativa). Perante os resultados obtidos, foram observados ganhos significativos referentes a construção da aprendizagem direcionada a medidas profiláticas e manejo do paciente quanto a parasitose. Levando a conclusão de que o sociointeracionismo de Vygotsky pode ser uma das metodologias pedagógicas sugeridas para tratar da Educação em Saúde em sala de aula, com ênfase na semiótica para os estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51720
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Joicilene Xavier da.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons