Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51738
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | ALVES, Poliana de Vasconcelos Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T19:27:53Z | - |
dc.date.available | 2023-08-02T19:27:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Poliana de Vasconcelos Carvalho. A relação ao saber do professor: um olhar a partir dos níveis de codeterminação propostos na Teoria Antropológica do Didático. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51738 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo objetivou analisar a influência da localização hierárquica em níveis de codeterminação presentes na Teoria Antropológica do Didático (TAD) na constituição da relação ao saber matemático de professores dos anos inicias que ensinam matemática. Para atingirmos nosso objetivo escolhemos a utilização de um formato alternativo para a dissertação, o formato multipaper, que consiste em uma coletânea de artigos de fácil disseminação e acesso aos grupos que interessar. Deste modo entregamos à comunidade científica três artigos autônomos, mas que se integram compondo a tessitura dessa produção. Para situarmos o leitor iniciamos com palavras introdutórias seguidas pelo aporte teórico do estudo, que poderá também ser encontrado, de modo mais aprofundado na literatura dos artigos. O primeiro artigo da pesquisa é um estudo exploratório de natureza bibliográfica constituído na perspectiva do Mapeamento em pesquisa educacional (mapeamento vertical) que versa sobre os primeiros movimentos de pesquisa acerca da relação ao saber do professor nos contextos de formação continuada, para assim entendermos como na produção científica a relação ao saber dos professores dos anos inicias se apresenta, e através dele chegamos à conclusão de que essa só figura como pano de fundo das produções, que em suma direcionam-se em torno das dificuldades da formação inicial ou em como se apresentam os programas de formação continuada. A partir disso, buscamos direcionar a pesquisa para o olhar da noção de relação ao saber a partir de sua abordagem antropológica presente nos estudos da TAD, e para isso, no nosso segundo artigo esboçamos o panorama da produção científica acerca da utilização da abordagem antropológica da relação ao saber nos estudos da TAD na última década (2011-2021), a partir de mais um estudo exploratório de natureza bibliográfica, ao utilizarmos o mapeamento horizontal das produções que fazem menção direta à TAD em seus títulos. Diante dos resultados obtidos no panorama, propomos no terceiro artigo a discussão acerca das abordagens encontradas nas produções científicas de maior impacto na academia e, após evidenciarmos que nas produções em questão não constam a presença de vínculos claros com os contextos formativos que impactam as decisões didáticas do professor, passaremos a trazer a discussão das interfaces da relação ao saber do professor diretamente influenciadas pela escala dos níveis de codeterminação apresentadas na TAD, transpondo esse modelo hierárquico para uma aproximação da realidade do professor, apontando como estas se constituem e influenciam a sua identidade docente enquanto sujeito e suas decisões didáticas frente à instituição que integra. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Antropologia – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Mapeamentos (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático (TAD) | pt_BR |
dc.title | A relação ao saber do professor : um olhar a partir dos níveis de codeterminação propostos na Teoria Antropológica do Didático | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOUZA, Luciana Silva dos Santos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7002617649024358 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to analyze the influence of hierarchical location on levels of co-determination present in the Anthropological Theory of Didactics (ADT) in the constitution of the relationship to the mathematical knowledge of teachers in the early years who teach mathematics. In order to achieve our objective, we chose to use an alternative format for the dissertation, the multipaper format, which consists of a collection of articles that are easy to disseminate and access to groups of interest. In this way, we deliver to the scientific community three autonomous articles, which are integrated, composing the fabric of this production. To situate the reader, we start with introductory words followed by the theoretical contribution of the study, which can also be found, in more depth, in the literature of the articles. The first article of the research is an exploratory study of a bibliographic nature constituted from the perspective of Mapping in educational research (vertical mapping) that deal with the first research movements about the relationship to the teacher's knowledge in the contexts of continuing education, in order to understand how in scientific production, the relation to the knowledge of teachers in the early years is presented, and through it we come to the conclusion that this only appears as a background for the productions, which, in short, are directed around the difficulties of initial training or in how they present themselves continuing education programs. From this, we seek to direct the research to the view of the notion of relationship to knowledge from its anthropological approach present in the studies of TAD, and for that, in our second article we outline the panorama of scientific production about the use of the anthropological approach of in relation to knowledge in TAD studies in the last decade (2011-2021), based on yet another exploratory study of a bibliographic nature, when using the horizontal mapping of productions that make direct mention of TAD in their titles. In view of the results obtained in the panorama, we propose in the third article the discussion about the approaches found in the scientific productions of greater impact in the academy and, after showing that in the productions in question there is no presence of any link with the training contexts that impact the didactic decisions of the teacher, we will discuss the interfaces of the relationship to the teacher's knowledge directly influenced by the scale of co-determination levels presented in the TAD, transposing this hierarchical model to an approximation of the teacher's reality, pointing out how these are constituted and influence the his teaching identity as a subject and his didactic decisions towards the institution he integrates. | pt_BR |
dc.description.abstractx | L’étude visait à analyser l'influence de la localisation hiérarchique sur les niveaux de co-détermination présents dans la Théorie Anthropologique du la Didactique (ADT) dans la constitution du rapport aux savoirs mathématiques des enseignamts d’école primaire en Brésil. Afin d'atteindre notre objectif, nous avons choisi d'utiliser un travil alternatif pour la thèse, le format multipaper, qui consiste en une collection d'articles faciles à diffuser et accessibles aux groupes d'intérêt. Ainsi, nous livrons à la communauté scientifique trois articles autonomes, qui s'intègrent, composant le tissu de cette production. Pour situer le lecteur, nous commençons par des mots introductifs suivis de l'apport théorique de l'étude, que l'on retrouve également, plus en profondeur, dans la littérature des articles. Le premier article de la recherche est une étude exploratoire de nature bibliographique constituée dans la perspective du Mapping dans la recherche en éducation (cartographie verticale) qui traita des premiers mouvements de recherche sur le rapport aux savoirs de l'enseignant dans les contextes de formation continue, en comprendre comment, dans la production scientifique, se présente le rapport aux savoirs des enseignants des premières années, et à travers lui on arrive à la conclusion que celui-ci n'apparaît que comme toile de fond des productions, qui, en somme, s'orientent autour du difficultés de la formation initiale ou dans leur présentation programmes de formation continue. A partir de là, nous cherchons à orienter la recherche au regard de la notion de rapport au savoir à partir de son approche anthropologique présente dans les études de TAD, et pour cela, dans notre deuxième article nous esquissons le panorama de la production scientifique sur l'usage des approche anthropologique des savoirs dans les études TAD de la dernière décennie (2011-2021), basée sur une énième étude exploratoire de nature bibliographique, en utilisant la cartographie horizontale des productions faisant directement mention des TAD dans leurs titres. Au vu des résultats obtenus dans le panorama, nous proposons dans le troisième article la discussion sur les approches trouvées dans les productions scientifiques de plus grand impact dans l'académie et, après avoir montré que dans les productions en question il n'y a aucune présence de lien avec les contextes de formation qui impactent les décisions didactiques de l'enseignant, nous aborderons les interfaces du rapport aux savoirs de l'enseignant directement influencées par l'échelle des niveaux de co-détermination didactique présentée dans le TAD, transposant ce modèle hiérarchique à une approximation de la réalité de l'enseignant , en montrant comment celles-ci se constituent et influencent son identité d'enseignement comme matière et ses décisions didactiques vis-à-vis de l'institution qu'il intègre. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4428963769745059 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Poliana de Vasconcelos Carvalho Alves.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons