Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51800
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMORIM, Roseane Maria de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Valadares Manoel da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T19:34:26Z | - |
dc.date.available | 2023-08-07T19:34:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Valadares Manoel da. Contraculturas nas décadas de 1960 e 1970: narrativas sobre o movimento contracultural hippie no livro didático de história do 9º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51800 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como pergunta inicial “como o movimento contracultural hippie é narrado nos livros didáticos do 9o ano do ensino fundamental?”. Para responder a essa pergunta, utilizou-se a pesquisa qualitativa, bibliográfica com análise de documentos (livro didático de História e BNCC) de forma que metodologicamente o estudo teve como linha teórica a História cultural de acordo com as fontes, os métodos e os assuntos tratados. O resultado deste estudo mostrou que existe um ocultamento desse tipo de movimento na BNCC, enquanto fica à escolha dos autores dos livros didáticos utilizar ou não o movimento contracultural hippie e demais movimentos contestatórios. Como não é algo obrigatório, esses movimentos podem não aparecer nos livros ou quando estão presentes são apresentados de forma rápida, como complemento de outro assunto e sem indicações de pesquisa para seu aprofundamento. Dessa forma, é proposta a elaboração de um caderno de orientação didática para subsidiar o trabalho docente de História sobre o movimento contracultural hippie. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Saberes históricos no espaço escolar | pt_BR |
dc.subject | Contracultura | pt_BR |
dc.subject | Hippies | pt_BR |
dc.title | Contraculturas nas décadas de 1960 e 1970 : narrativas sobre o movimento contracultural hippie no livro didático de história do 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2725050998104552 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8200426055017604 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper has as its initial question: "how is the countercultural hippie movement represented in the textbooks of elementary school 9th grade?” To answer this question, qualitative and bibliographic research was used with document analysis (history textbooks and Brazilian official curriculum) in a way that methodologically the study had cultural history as a theoretical line, according to the sources, methods and the studied subjects. The result of this study showed that there is a concealment of this type of movement by Brazilian official curriculum (BNCC), as it is up to the textbook authors to choose whether or not to use the hippie countercultural movement and other protest movements. As it is not mandatory, these movements may not appear in the textbooks or when they are there they are presented quickly, as a complement to another subject and without research indications to deepen them. Thus, it will be proposed the elaboration of a didactic guidebook to support history teachers on the countercultural hippie movement. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Valadares Manoel da Silva.pdf | 10,43 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons