Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51806

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Vivian Matias dos-
dc.contributor.authorSANTANA, Nathália Regina Rodrigues Rocha de-
dc.date.accessioned2023-08-08T11:18:48Z-
dc.date.available2023-08-08T11:18:48Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationSANTANA, Nathália Regina Rodrigues Rocha de. Subjetivação de gênero no Brasil através do discurso religioso: estratégias modernas de colonização. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51806-
dc.description.abstractA partir da minha percepção e vivência pessoal em situações de opressão feminina no contexto religioso escolhi olhar para o tema enquanto pesquisadora, uma vez que me senti afetada por experiências frequentes de discursos sexistas segundo padrões patriarcais e cis-heteronormativos, não raramente, fundamentados por argumentos políticos e religiosos. Pensando nisso, esse estudo tem como objetivo evidenciar os processos de subjetivação feminina, provocados e/ou assegurados pelas configurações católicas no Brasil, a partir de suas diferentes configurações de poder, sob o recorte geopolítico de uma cidade do interior de Pernambuco. Para tanto, me proponho a contribuir com o rompimento de uma base epistêmica colonial civilizatória limitante, democratizando, assim, o pensar e o sentir, através da reflexão do si mesmo em contato com o mundo, por meio de uma escrita autobiográfica, amparada pela epistemologia decolonial, a qual se propõe ao rompimento de conceitos estagnados que servem ao sistema de dominação, performando um caráter desobediente e insurgente, que causa inquietação nos dispositivos de controle social como as instituições católicas, mas que vem se alastrando e ganhando espaço nas Universidades, tendo sido desenvolvida principalmente por estudiosos latino-americanos no campo dos feminismos, da Psicologia e outras ciências humanas e sociais. A pesquisa evidencia, por fim, que a adesão da Igreja Católica aos dispositivos midiáticos on-line pode ter propiciado ao conservadorismo judaico-cristão configurações de poder ainda mais eficientes para a reprodução da opressão feminina no Brasil, através da propagação e defesa de estereótipos cis-heterossexistas que legitimam e reafirmam as representações sociais do feminino e dos modos de 'Ser Mulher' pautadas pelo determinismo religioso. Espera-se, portanto, que este trabalho possa contribuir para o estímulo de pensamentos e posicionamentos crítico-reflexivo frente à proliferação de imposições sociais até então reproduzidas como naturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSubjetivação femininapt_BR
dc.subjectConfigurações católicas no Brasilpt_BR
dc.subjectEpistemologia decolonialpt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.titleSubjetivação de gênero no Brasil através do discurso religioso : estratégias modernas de colonizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9694644254512238pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5511946351670690pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxFrom my perception and personal experience with situations of female oppression in the religious context, I chose to look into the topic as a researcher, since I felt affected by frequent experiences of sexist discourses according to patriarchal and cis-heteronormative patterns, not rarely, based on political and religious arguments. With this in mind, this study aims to highlight the processes of female subjectivation, provoked and/or ensured by the Catholic settings in Brazil, from its different power configurations, under the geographical outline of a city in Pernambuco. To do so, I propose to contribute to the disruption of a limiting epistemic colonial civilizing base, democratizing, thus, thinking and feeling, through the reflection of the self in contact with the world, through an autobiographical writing, supported by decolonial epistemology, which proposes the disruption of stagnant concepts that serve the system of domination, It performs a disobedient and insurgent character, which causes uneasiness in the devices of social control such as Catholic institutions, but has been spreading and gaining space in universities, having been developed mainly by Latin American scholars in the field of feminism, psychology and other human and social sciences. The research evidences, finally, that the adhesion of the Catholic Church to online media devices may have propitiated to the Judaic-Christian conservatism power configurations even more efficient for the reproduction of female oppression in Brazil, through the propagation and defense of cis-heterosexist stereotypes that legitimate and reaffirm the social representations of the feminine and of the ways of 'Being Woman' guided by religious determinism. It is hoped, therefore, that this work can contribute to the stimulation of critical-reflexive thoughts and positions in the face of the proliferation of social impositions that have hitherto been reproduced as natural.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Nathália Regina Rodrigues Rocha de Santana.pdf6,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons