Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51849
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Edilson Fernandes de | - |
dc.contributor.author | LAURENTINO, Rizailde Trindade | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T16:23:23Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T16:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-16 | - |
dc.identifier.citation | LAURENTINO, Rizailde Trindade. A minha pedagogia libertadora: educação, trabalho e negritude (1966-2023). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51849 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem origem no Núcleo de Pesquisa Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco, e está subordinada ao tema: A Minha Pedagogia Libertadora: Educação, Trabalho e Negritude (1966-2023), se trata de um estudo autobiográfico que investigo e pretendo responder: Qual a percepção que tenho da minha história de vida mediante a busca das memórias e vivências educacionais entre 1966 a 2023? A esta indagação apresento como objetivo Geral: Descrever o cenário educacional durante o meu itinerário entre a escola, a vida profissional e acadêmica, no período de 1966 a 2023; e Específicos: 1) Contribuir com os estudos auto (biográficos) no campo educacional; 2) Identificar as minhas experiências sociais, profissionais e no âmbito escolar; 3) Elaborar mapeamento a partir de um corpus documental que envolve fontes iconográficas, fontes orais e a autonarrativa proveniente das minhas próprias memórias. Assim, desponta a trajetória de luta enquanto mulher negra, ao desenvolver trabalhos em diferentes setores sociais, construiu sua vida, passando por constantes discriminações étnico-raciais e dificuldades sofridas pela negritude. Sendo assim, considero o trajeto educacional e profissional, bem como a temporalidade definida entre 1966 a 2023, que corresponde desde os primeiros passos na instituição educacional à elaboração da defesa deste estudo, cumprindo a análise dessa trajetória a partir de autores como: Freire (1987 e 1989), Thompson, (1998), Montenegro (2010 e 2013), Passeggi (2016), entre outros Marques e Satriano (2017) e Souza (2020), sendo este quem trata do constructo do eu fonte, elemento fundamental para a narrativa de si. Enquanto resultado, o estudo enseja sincronia para afirmação e conquista do desenvolvimento pessoal, acadêmico, profissional, na expectativa de impactar na vida de outras mulheres, em especial as autodeclaradas negras e periféricas, incentivando-as ao conhecimento e reflexão a cerca da pedagogia libertadora, visando na tomada de decisão quanto a gerar um documento sobre pesquisa científica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autobiografia- história | pt_BR |
dc.subject | Memória autobiográfica | pt_BR |
dc.subject | Mulher negra | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A minha pedagogia libertadora : educação, trabalho e negritude (1966-2023) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8691224628514462 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3329563140947244 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation originates from the Identities and Memories Research Nucleus, of the Graduate Program in Education, at the Federal University of Pernambuco, and is subordinated to the theme My Liberating Pedagogy: Education, Work and Negritude (1966-2023), by being an autobiographical study, it attempts to answer the following question: What is my perception of my life story through the search for memories and educational experiences between 1966 and 2023? To answer this question, I present three objectives, namely: 1) Contribute to (auto) biographical studies in the educational field; 2) Describe and analyze the educational scenario during my itinerary between school, professional and academic life, from 1966 to 2023; and 3) Identify and analyze my social, professional and school experiences, based on a documentary corpus that involves iconographic sources, oral sources, as well as self-narrative from my own memories. Thus, I expose and analyze my trajectory of struggle as a black woman, who, through education and work in different social sectors, built her life, going through the constant ethnic-racial discrimination and difficulties suffered by blackness. However, considering my educational and professional trajectory, as well as the temporality defined between 1966 and 2023, which corresponds to my first entry as a student in an educational institution and the flow of the defense of this research, I make an analysis of this trajectory from authors such as: Freire (1987 and 1989), Thompson, (1998), Montenegro (2010 and 2013), Passeggi (2016), among others Marques and Satriano (2017) and Souza (2020), this being who deals with the construct of the I source, fundamental element for the self-narrative. As a result, the study leads to a synchrony for the affirmation and conquest of personal, academic, professional development and, perhaps, impact on the lives of other self-declared black and peripheral women, but who, invested with a liberating pedagogy, can elaborate a document like this research instrument scientific. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rizailde Trindade Laurentino.pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons