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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51855

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Murilo Artur Araújo da-
dc.contributor.authorMARQUES, Wheldson Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-08-10T16:59:34Z-
dc.date.available2023-08-10T16:59:34Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationMARQUES, Wheldson Rodrigues. Bases documentais para a elaboração de repertórios bibliográficos em musicologia a partir do acervo do Padre Jaime Diniz. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51855-
dc.description.abstractEste trabalho fornece um estudo sobre documentação musicológica. Em particular, propõe caminhos para a elaboração de repertórios bibliográficos sobre músicos a partir da documentação do musicólogo Jaime Cavalcanti Diniz. A demarcação teórico- conceitual da pesquisa está na interseção dos domínios da Musicologia e da Documentação, na perspectiva da Ciência da Informação. O objetivo geral é propor elementos e critérios documentais para a elaboração de repertórios bibliográficos úteis ao campo da Musicologia no Brasil a partir da produção documental de Jaime Diniz. Os objetivos específicos são: selecionar, apresentar e caracterizar as fontes do Acervo Pe. Jaime Diniz a constituir bases documentais para a produção dos repertórios; definir os elementos a serem identificados e organizados a partir da documentação de Jaime Diniz, visando à sua recuperação; e estabelecer critérios documentais para análise, tratamento, estruturação e disponibilização de informações relativas aos músicos pesquisados por Jaime Diniz. Fundamenta-se nas discussões em torno da “Neodocumentação” ao compreender o documento como produto cultural, que deve ser analisado à luz das condições histórico-sociais em que é produzido. Dessa forma, apresenta elementos da trajetória de Jaime Diniz, principalmente aqueles ligados à sua formação e atuação intelectual, e caracteriza a sua documentação, compreendida como gesto memorial relativo às culturas musicais selecionadas como objetos de suas pesquisas. Trata-se de uma pesquisa descritiva, a partir da técnica de análise documental para a sistematização dos elementos e critérios de organização documental e de preparação de repertórios bibliográficos sobre músicos. Como resultados, a presente pesquisa possibilitou a geração de índice onomástico relativo aos três volumes da obra Músicos Pernambucanos do Passado como instrumento para recuperação da informação, assim como o acesso a registros da pesquisa documental de Jaime Diniz sobre os músicos ligados à Irmandade de Santa Cecília do Recife e, principalmente, com base no Dicionário NEMus da Universidade Federal da Bahia e considerando características próprias da documentação do musicólogo, a proposição de uma estrutura de descrição em seis blocos para tratamento e organização de informações relativas a trajetórias de músicos investigados em perspectiva histórico-musicológica. Conclui-se que a presente pesquisa contribui para uma maior compreensão das práticas científicas e documentais de Jaime Diniz e dá continuidade aos gestos memoriais que o pesquisador cultivou em prol da pesquisa em música no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentação musicológicapt_BR
dc.subjectAcervo - Padre Jaime Dinizpt_BR
dc.subjectRepertórios bibliográficospt_BR
dc.subjectOrganização da informaçãopt_BR
dc.titleBases documentais para a elaboração de repertórios bibliográficos em musicologia a partir do acervo do Padre Jaime Dinizpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8662273415109112pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2565474279842382pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present work is a study about musicological documentation. It especially proposes possible ways of elaborating bibliographical repertories about musicians based on the documentation left by musicologist Jaime Cavalcanti Diniz. The theoretical and conceptual delimitations of this research remain in the intersection of the domains of Musicology and Documentation, from an Information Science perspective. The main purpose of this work is to suggest documental elements and criteria for the elaboration of bibliographical repertories that are of use to Musicology in Brazil, all based on Diniz’ documentation. Specific purposes are: to select, present and describe the sources present on Diniz’ Collection in order to build documental basis for the production of such repertories; define the elements to be identified and organized based on Diniz’ documentation, aiming at their preservation; and define documental criteria for analysis, treatment, structuring and availability of information related to the musicians researched by Jaime Diniz. This study is also based on the discussions on “Neodocumentation” by for it regards a document as a cultural product that must be analyzed considering the social and historical conditions in which it was produced. Thus, it presents elements of Jaime Diniz’ path, especially those connected to his studies and work, and describes his documentation, regarded as a memorial gesture related to the musical cultures which were the object of study in his works. This is a descriptive research, based on the documental analysis technique to the systematization of elements and criteria of documental organization, as well as elaboration of bibliographical repertories about the musicians. As a result, the present research has made possible the creation of an onomastic index regarding all three volumes of Músicos Pernambucanos do Passado as a means of retrieving information, as well as gaining access to Diniz’ records on his documental research on musicians connected to the Irmandade de Santa Cecília do Recife. And, mainly, based on Dicionário NEMus of Universidade Federal da Bahia, and considering unique features of his documentation, the suggestion of a descriptive structure in six blocks for treating and organizing information related to trajectories of the researched musicians in a historical-musicological perspective. One may conclude that the present work contributes to the comprehension of documental and scientific practices of Jaime Diniz and brings continuity to the memorial gestures that the researcher has cultivated in favor of musicological research in Brazil.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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