Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Wilma Pastor de Andrade | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luana Gomes da | - |
dc.contributor.author | SILVEIRA, Jéssica Mirela Alves da | - |
dc.contributor.author | SOUSA, Wilma Pastor de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T16:45:36Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T16:45:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-24 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-27 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Luana. A literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Cidade, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51914 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo conhecer como ocorrem as práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos no uso da literatura surda. Os procedimentos metodológicos seguiram uma perspectiva qualitativa, cuja finalidade é a coleta de dados em uma Sala Regular Bilíngue para Surdos da Prefeitura do Recife-PE. Foram feitas duas entrevistas semiestruturadas, com duas docentes da sala observada. Os resultados mostram que existe atenção por parte das docentes durante as suas práticas pedagógicas à medida que elas fazem uso de estratégias como, por exemplo, a de utilizar a literatura surda adaptada, colaborando com a identificação dos alunos com sua cultura e identidade, através do acréscimo de personagens surdos às histórias contadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 16 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Literatura Surda; Professores bilingues; Surdos. | pt_BR |
dc.title | A literatura surda nas práticas pedagógicas de professores bilíngues de surdos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3612610440692880 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to understand how the pedagogical practices of bilingual teachers of deaf people in the use of deaf literature occur. The methodological procedures followed a qualitative perspective, whose purpose is the collection of data in a Regular Bilingual Room for the Deaf in Recife-PE City Hall. Two semi-structured interviews were conducted with two teachers from the observed room. The results show that there is attention on the part of the teachers during their pedagogical practices as they make use of strategies such as, for example, using adapted deaf literature, collaborating with the students' identification with their culture and identity, through the addition of deaf characters to the stories told. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | 7.08.07.05-1 Educação Especial | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA INCLUSÃO E EDUCAÇÃO - DPSIE | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINALIZADO - LUANA GOMES DA SILVA.docx | 52,65 kB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons