Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51922

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBELLEMAIN, Paula Moreira Baltar-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Luiz Henrique do-
dc.date.accessioned2023-08-16T20:02:36Z-
dc.date.available2023-08-16T20:02:36Z-
dc.date.issued2021-09-14-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Luiz Henrique do. Conhecimentos mobilizados por professores da educação de jovens e adultos sobre a área de paralelogramos, sua aprendizagem e seu ensino. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51922-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo principal investigar conhecimentos cognitivos, didáticos e/ou matemáticos mobilizados por professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a respeito da área dos paralelogramos, da sua aprendizagem e do seu ensino. O estudo faz-se necessário para o fortalecimento de pesquisas na Educação Matemática dessa modalidade de ensino que, historicamente, é ameaçada pelos cortes de verbas e por políticas públicas insuficientes e/ou inadequadas. Ademais, o recorte do conteúdo área de paralelogramos leva em consideração a importância do cálculo de área em práticas sociais diversas, suas conexões com outros conteúdos escolares e a constatação de que diversas pesquisas em turmas diferentes do ensino regular apontam para dificuldades persistentes por parte dos estudantes nesse conteúdo. Como suporte teórico, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais (TCC), desenvolvida por Gérard Vergnaud e seus colaboradores, e a abordagem de área como grandeza geométrica proposta por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. O corpus analisado foi composto pelas respostas de um formulário que foi respondido, por meio do Google Forms, por 24 professores que ensinam ou ensinaram matemática na EJA. Além de perguntas que visavam traçar o perfil dos participantes da pesquisa, foi solicitado que analisassem algumas atividades sobre a área de paralelogramos e avaliassem resoluções de supostos estudantes da EJA. A heterogeneidade nas notas atribuídas, e a diversidade de justificativas apresentadas apontam para a importância da investigação da resolução dos estudantes por parte do professor, por ser um campo repleto de conhecimentos prontos a emergir. Os dados indicam, ainda, que quase metade dos professores nunca tiveram formação voltada para o ensino desse conteúdo, o que pode ter contribuído para os problemas observados, tais como a desvalorização do uso das unidades de medida e dificuldades em figuras não prototípicas e no cálculo de área e perímetro de paralelogramos. Sendo assim, destacamos a necessidade de mais formações voltadaspt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoriaspt_BR
dc.subjectÁreas- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectParalelogramospt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.titleConhecimentos mobilizados por professores da educação de jovens e adultos sobre a área de paralelogramos, sua aprendizagem e seu ensinopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1776965322052768pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1264702708331679pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this research was to investigate cognitive, didactic and/or mathematical knowledge mobilized by teachers of Youth and Adult Education (YAE) regarding the area of parallelograms, their learning and their teaching. The study is necessary for the strengthening of research in Mathematics Education in this teaching modality that has historically been threatened by decrease in budgets and investments by governments. Furthermore, it can be said that the choice of the content "area of parallelograms" takes into account that several studies carried out in classes of regular education point to difficulties from part of students in this content that is very present and important in our lifes. For our theoretical basis we use the Theory of Conceptual Fields, developed by Gérard Vergnaud and his collaborators and the approach of area as geometrical magnitude proposed by Régine Douady and Marie-Jeanne Perrin-Glorian. The analyzed corpus consisted of answers to an applied questionnaire, through Google Forms, with 24 teachers who teach or taught in the past mathematics at YAE. Besides to asking questions aimed at outlining the profile of the research participants, we asked the professors to analyze some activities about the area of parallelograms and to evaluate the resolutions of supposed YAE students. There was heterogeneity in the grades awarded, as well as in the justifications presented by the teachers. This diversity points to the importance of investigating the answers of students, as it is a field full of knowledge ready to emerge. The collected data also indicate that almost half of the teachers have never had training for teaching this content. This may have caused some of the problems observed, such as the lack of importance for the use of measurement units; difficulty in using non-prototypical figures; difficulty in calculating area and perimeter of parallelograms. Therefore, we defend the need for more training focused on teaching the area of parallelograms for teachers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luiz Henrique do Nascimento.pdf2,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons