Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52012

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSPINILLO, Alina Galvão-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Adijane Ramos de-
dc.date.accessioned2023-08-22T12:11:25Z-
dc.date.available2023-08-22T12:11:25Z-
dc.date.issued2023-02-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adijane Ramos de. O papel do interlocutor na revisão de textos escritos por crianças. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52012-
dc.description.abstractO presente estudo versa sobre a revisão textual infantil. Pesquisas anteriores analisaram vários aspectos sobre o tema, porém parece haver poucos estudos sobre o interlocutor como destinatário do texto, foco da presente investigação. Como principal objetivo buscou investigar o papel do interlocutor, examinando se as alterações realizadas na revisão, durante a edição, através da reescrita, variariam em função do destinatário para quem o texto é endereçado, além de examinar se as ações de revisão (inserção, retirada, substituição e deslocamento) e a natureza das alterações (de forma e de conteúdo) realizadas, variariam em função de diferentes destinatários. A partir dessas premissas o seguinte questionamento foi levantado: será que as crianças, escritoras iniciantes, levariam em consideração o destinatário ao revisarem suas produções? Supondo que sim, quais alterações fariam? Os participantes foram sessenta crianças do 5o ano do Ensino Fundamental I, com idades entre nove e dez anos, alunas de escolas particulares de classe média em Recife e Olinda PE. Para alcançar os objetivos, os participantes foram igualmente divididos em três grupos e instruídos a fazer a revisão considerando diferentes destinatários: Grupo 1 controle (não recebeu informação sobre destinatário); Grupo 2 destinatário professora; e Grupo 3 destinatário aluno. Os dados foram analisados através da comparação das ações e alterações realizadas pelos três grupos, considerando-se tanto o tipo de ações e alterações, quanto sua frequência. Os resultados mostraram que as crianças fazem distinção de audiência do ponto de vista qualitativo da análise, porém do ponto de vista quantitativo, não mostrou diferença estatisticamente significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRevisão textualpt_BR
dc.subjectInterlocutorpt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.titleO papel do interlocutor na revisão de textos escritos por criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5977742132638178pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9699640984791832pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe present study deals with children's textual revision. Previous research has analyzed various aspects of the subject, but there seem to be few studies on the interlocutor as a text recipient, the focus of this investigation. As a main objective, it sought to investigate the role of the interlocutor, examining whether the changes made in the revision, during editing, through rewriting, would vary depending on the recipient to whom the text is addressed, in addition to examining whether the revision actions (insertion, withdrawal, substitution and displacement) and the nature of the alterations (in form and content) made, would vary according to different recipients. Based on these assumptions, the following question was raised: would children, novice writers, take the addressee into account when reviewing their productions? Assuming so, what changes would you make? The participants were sixty children from the 5th grade of Elementary School I, aged between nine and ten years old, students from middle-class private schools in Recife and Olinda PE. To achieve the objectives, the participants were divided into three groups and instructed to carry out the review considering different recipients: Group 1 control (did not receive information about recipiente); Group 2 teacher recipiente; and Group 3 student recipiente. Data were analyzed by comparing the actions and changes performed by the three groups, considering both the type of actions and changes and their frequency. The results showed that the children distinguish the audience from the qualitative point of view of the analysis, but from the quantitative point of view this difference was not evident.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adijane Ramos de Oliveira.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons