Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52015

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEAL, Sérgio Rodrigues-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Renato-
dc.date.accessioned2023-08-22T13:02:26Z-
dc.date.available2023-08-22T13:02:26Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Renato. Turismo educacional internacional: possíveis impactos transformadores para o desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de intercambistas. 2022. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52015-
dc.description.abstractEsta pesquisa estudou o turismo de intercâmbio educacional internacional, para avaliar os impactos sobre um grupo de estudantes brasileiros, do Estado de Pernambuco, que participaram do Programa Ganhe o Mundo – PGM –, de estudos no exterior para alunos do ensino médio da rede pública de Pernambuco, e como e o quanto tal experiência contribuiu para a aquisição de competências transformativas pessoais, educacionais e profissionais e geração de capital humano. O objetivo da pesquisa foi avaliar e comparar o desenvolvimento pessoal, educacional e potencial profissional dos estudantes participantes e não participantes do PGM, para o que foi utilizado um levantamento, com aplicação de questionário para investigar tais aspectos, suas relações entre si e com o conceito de capital humano, o qual, de acordo com teorias econômicas modernas, constitui-se em insumo e elemento-chave para o desenvolvimento humano e crescimento de capitais econômico e social. O estudo apresenta um modelo teórico, que foi testado e validado e, por meio de regressão linear, verificada a relação de dependência entre o construto representativo da variável dependente, Autoeficácia para Capacidade Profissional (AP), e os construtos representativos das variáveis independentes (Desenvolvimento Pessoal (DP) e Competência Percebida para Aprendizado (CA), verificando-se as diferenças de desempenho entre os participantes e não participantes do PGM para cada construto e, através de regressão linear, como as variáveis independentes influenciam a variável dependente, constatando-se que o turismo educacional, através do intercâmbio estudantil internacional produziu, no caso concreto, impactos transformativos positivos aos participantes do programa de intercâmbio estudado, em termos de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional, aspectos relacionados ao conceito de capital humano, observando-se ainda que os dois primeiros (pessoal e educacional) afetam positivamente o terceiro (profissional). A pesquisa tem natureza pós-positivista, com utilização de métodos mistos, com predominância de metodologia quantitativa, antecedida, e complementada ao final por triangulação de informações, com o uso em ambos os casos de elementos metodológicos qualitativos. Está dividida em Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Resultados com Discussões — em que se confirmaram as hipóteses lançadas na pesquisa, de que a experiência de intercâmbio de estudos no exterior promove desenvolvimento pessoal, educacional e profissional aos participantes, pela aquisição e incremento dessas competências e habilidades, que estão relacionadas ao incremento de capital humano — e Considerações Finais, onde são apresentadas conclusões sobre os resultados encontrados da pesquisa, suas limitações e possíveis extensões futuras.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismo internacionalpt_BR
dc.subjectTurismo – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIntercâmbio cultural e científicopt_BR
dc.titleTurismo educacional internacional : possíveis impactos transformadores para o desenvolvimento pessoal, educacional e profissional de intercambistaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Júlio César Ferro de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3029052749510339pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559630444113123pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThis research studied tourism of the type international educational exchange, in order to assess the impacts of it on a group of Brazilian students who participated of the program so called "Win the World", of studies abroad for high school students from the public school system in Pernambuco State, and how much such experience contributed to the acquisition of personal, educational and professional transformative skills and the generation of human capital. The objective of the research is to evaluate and compare the personal, educational and professional development of students participating and not participating of the program, for which questionnaires were applied to assess such aspects and also their relationship with the concept of human capital, which, according to modern but well based economic theories, it constitutes an input and key element for human development and growth of economic and social capital. The study presents a theoretical model, which was tested and validated and, by means of linear regression, verified the dependence relationship between the representative construct of the dependent variable, Self-efficacy for Professional Capacity (AP), and the representative constructs of the independent variables (Personal Development (PD) and Perceived Competence for Learning (CA), observing the performance differences between the participants and non-participants of the international educational exchange regarding whether the experience of the transformative educational tourism acquired with the program indeed produced positive transformative impacts to the students participants of the Program, in terms of personal, educational and professional development, that are features related to human capital, concluding as well that the first two aspects (personal and educational) affect positively the third (professional). The research has a post-positivist nature, using mixed methods, with a predominance of quantitative methodology, preceded by, and complemented at the end with triangulation of information, both using qualitative methodological elements. It is divided into Introduction, Theoretical Framework, Results and Discussions — in which the hypotheses launched in the research were tested and confirmed that the experience of studying abroad promotes personal, educational and professional development for the participants, through the acquisition and improvement of skills, knowledge and abilities, which can be somehow thought as an increase in human capital — and Final Considerations, in which are presented conclusions about the founded research results, limitations of the research and their possible future extensions.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1360508130357781pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Renato Albuquerque.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons