Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52021

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cristina Teixeira Vieira de-
dc.contributor.authorTORRES, Felipe Beltrão-
dc.date.accessioned2023-08-22T17:26:06Z-
dc.date.available2023-08-22T17:26:06Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.citationTORRES, Felipe Beltrão. Deixa o teu desejo enlouquecer a linguagem: revoluções moleculares e redes sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52021-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desvelar a relação entre as redes sociais digitais e o fortalecimento de pautas valorizadas pela extrema-direita do espectro político. Para tanto, recorremos a uma análise qualitativa sobre certos produtos semióticos no intuito de compreender o agenciamento coletivo que consideramos ser um dos múltiplos fatores que levaram a ascensão do atual estado populista-fascista-tecnocrata-neoliberal, a saber: a modulação subjetiva e a comunicação de intensidades afetivas inscritas na ordem fálica via artefatos semióticos propagados pelas redes sociais digitais. Essa modulação e estimulação se efetiva através de agenciamentos de cargas afetivas através de significantes inscritos na ordem fálica dentro de um capitalismo que, como operador semiótico, se caracteriza pela gestão de processos de processos, incluindo a exploração intensiva de instâncias subjetivas. Para tanto nos centraremos na análise da subjetividade e do capitalismo e suas correspondências desde Lacan, Deleuze, Guattari e Foucault, para em seguida partir para a análise de memes retirados da hashtag do twitter #pedofilianaoearte, que fazem alusão ao rechaço por parte de usuários da referida rede social à exposição Queermuseu; Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, inaugurada e encerrada antes do previsto, em agosto de 2017.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectFascismo digitalpt_BR
dc.subjectPolíticas Queerpt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.titleDeixa o teu desejo enlouquecer a linguagem : revoluções moleculares e redes sociaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5939080792887896pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6777463656092350pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxEste trabajo tiene como objetivo desvelar la relación entre las redes sociales digitales y el fortalecimiento de consignas valoradas por la extrema derecha del espectro político. Para tanto, trazamos una cartografía con el intuito de semiotizar el agenciamiento colectivo que consideramos ser uno de los múltiples factores que han llevado a la ascensión del actual Estado populista-fascista-tecnócrata-neoliberal, a saber: la modulación subjetiva e la comunicación de intensidades afectivas inscritas en el orden fálico a través de artefactos semióticos propagados por las redes sociales digitales. Esa modulación y estimulación se efectiva através de agenciamentos de cargas afectivas mediante significantes inscritos en el orden fálico dentro de un capitalismo que, como operador semiótico, se caracteriza por la gestión de procesos de procesos, incluyendo la explotación intensiva de instancias subjetivas. Para tanto, nos centraremos en el análisis de la subjetividad y del capitalismo y sus correspondencias desde Lacan, Deleuze, Guattari y Foucault, para luego partir para el analisis de cinco memes sacados de la hashtag del twitter #pedofilianaoearte, y que hacen alusión al rechazo por parte de los usuarios de la referida red social a la exposición Queermuseu; Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, inaugurada y encerrada antes de lo previsto, en agosto de 2017.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Felipe Beltrão Torres.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons