Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52021
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Cristina Teixeira Vieira de | - |
dc.contributor.author | TORRES, Felipe Beltrão | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T17:26:06Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22T17:26:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-15 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Felipe Beltrão. Deixa o teu desejo enlouquecer a linguagem: revoluções moleculares e redes sociais. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52021 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desvelar a relação entre as redes sociais digitais e o fortalecimento de pautas valorizadas pela extrema-direita do espectro político. Para tanto, recorremos a uma análise qualitativa sobre certos produtos semióticos no intuito de compreender o agenciamento coletivo que consideramos ser um dos múltiplos fatores que levaram a ascensão do atual estado populista-fascista-tecnocrata-neoliberal, a saber: a modulação subjetiva e a comunicação de intensidades afetivas inscritas na ordem fálica via artefatos semióticos propagados pelas redes sociais digitais. Essa modulação e estimulação se efetiva através de agenciamentos de cargas afetivas através de significantes inscritos na ordem fálica dentro de um capitalismo que, como operador semiótico, se caracteriza pela gestão de processos de processos, incluindo a exploração intensiva de instâncias subjetivas. Para tanto nos centraremos na análise da subjetividade e do capitalismo e suas correspondências desde Lacan, Deleuze, Guattari e Foucault, para em seguida partir para a análise de memes retirados da hashtag do twitter #pedofilianaoearte, que fazem alusão ao rechaço por parte de usuários da referida rede social à exposição Queermuseu; Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, inaugurada e encerrada antes do previsto, em agosto de 2017. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject | Desejo | pt_BR |
dc.subject | Fascismo digital | pt_BR |
dc.subject | Políticas Queer | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais digitais | pt_BR |
dc.title | Deixa o teu desejo enlouquecer a linguagem : revoluções moleculares e redes sociais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5939080792887896 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6777463656092350 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo tiene como objetivo desvelar la relación entre las redes sociales digitales y el fortalecimiento de consignas valoradas por la extrema derecha del espectro político. Para tanto, trazamos una cartografía con el intuito de semiotizar el agenciamiento colectivo que consideramos ser uno de los múltiples factores que han llevado a la ascensión del actual Estado populista-fascista-tecnócrata-neoliberal, a saber: la modulación subjetiva e la comunicación de intensidades afectivas inscritas en el orden fálico a través de artefactos semióticos propagados por las redes sociales digitales. Esa modulación y estimulación se efectiva através de agenciamentos de cargas afectivas mediante significantes inscritos en el orden fálico dentro de un capitalismo que, como operador semiótico, se caracteriza por la gestión de procesos de procesos, incluyendo la explotación intensiva de instancias subjetivas. Para tanto, nos centraremos en el análisis de la subjetividad y del capitalismo y sus correspondencias desde Lacan, Deleuze, Guattari y Foucault, para luego partir para el analisis de cinco memes sacados de la hashtag del twitter #pedofilianaoearte, y que hacen alusión al rechazo por parte de los usuarios de la referida red social a la exposición Queermuseu; Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, inaugurada y encerrada antes de lo previsto, en agosto de 2017. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Felipe Beltrão Torres.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons