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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52024

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, Abel Guilhermino da-
dc.contributor.authorCOELHO, Alexsandro Ferreira-
dc.date.accessioned2023-08-22T18:09:43Z-
dc.date.available2023-08-22T18:09:43Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationCOELHO, Alexsandro Ferreira. SAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoon. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52024-
dc.description.abstractOs acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte no mundo, muitos deles atribuídos a falhas humanas. Para reduzir esses números alarmantes, universidades, empresas de tecnologia e do setor automotivo têm se unido para desenvolver sistemas que aprimorem a condução em áreas urbanas e rodovias, utilizando tecnologias avançadas, como sistemas embarcados, redes de comunicação sem Ąo e Inteligência ArtiĄcial (IA). A aplicação dos siste- mas embarcados na indústria automotiva tem contribuído signiĄcativamente para melhorar a segurança no trânsito, permitindo o controle de diversas funções do veículo, incluindo multimí- dia, climatização e controle de tração, entre outras. Contudo, o desenvolvimento de Veículos Autônomos (VAs) enfrenta desaĄos consideráveis, tanto em termos de custos quanto de diĄ- culdades tecnológicas. Além disso, a pesquisa e o desenvolvimento desses sistemas autônomos requerem recursos que envolvem especialistas em IA, engenheiros de software e infraestrutura de testes, resultando em maiores investimentos Ąnanceiros. Outro desaĄo é a complexidade do ambiente de tráfego real, com suas variações imprevisíveis e interações complexas. Nesse contexto, a utilização de veículos em escala reduzida tem se mostrado uma abordagem co- mum em projetos de veículos autônomos, proporcionando uma plataforma segura, controlada e com custos reduzidos para testes e desenvolvimento. O objetivo deste trabalho é o desen- volvimento de protótipos de veículos elétricos autônomos em escala reduzida para avaliar as funções dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS) em um pelotão de veí- culos. O processo abrange desde a montagem da estrutura física até a elaboração do projeto e desenvolvimento dos circuitos eletrônicos, incluindo os testes dos protótipos. A proposta é fornecer funcionalidades que permitam aos usuários validar e analisar dados em um sistema ADAS aplicado a um pelotão, de forma segura e com custos reduzidos em comparação com um pelotão de veículos em escala real. Como resultado, foram desenvolvidos dois veículos elétricos de pequeno porte, equipados com ECUs, câmeras (alta deĄnição e estereoscópicas) e radares de ondas milimétricas. Esses veículos demonstraram o comportamento dos sistemas desen- volvidos, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Sistema de Manutenção de Faixa (LKS) e Sistema de Frenagem de Emergência (EBS), para o controle lateral e longitudinal dos veículos elétricos de pequeno porte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectUnidades eletrônicas de controlept_BR
dc.subjectSistemas de direção automatizadapt_BR
dc.subjectPlatoonpt_BR
dc.titleSAVIPS - uma infraestrutura veicular autônoma em pequena escala para Platoonpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6932464209555143pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8983932189780223pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxTraffic accidents are one of the main causes of death in the world, many of them attributed to human errors. To reduce these alarming numbers, universities, technology companies, and the automotive sector have come together to develop systems that enhance driving in urban and highway areas, using advanced technologies such as embedded systems, wireless commu- nication networks, and ArtiĄcial Intelligence (AI). The application of embedded systems in the automotive industry has signiĄcantly contributed to improving traffic safety, allowing control over various vehicle functions, including multimedia, climate control, and traction control, among others. However, the development of Autonomous Vehicles (AVs) faces considerable challenges, both in terms of costs and technological difficulties. Moreover, the research and development of these autonomous systems require resources involving AI experts, software en- gineers, and testing infrastructure, resulting in higher Ąnancial investments. Another challenge is the complexity of the real traffic environment, with its unpredictable variations and complex interactions. In this context, the use of scaled-down vehicles has proven to be a common ap- proach in autonomous vehicle projects, providing a safe, controlled, and cost-effective platform for testing and development. The objective of this work is to develop prototypes of small-scale autonomous electric vehicles to evaluate the functions of Advanced Driver Assistance Sys- tems (ADAS) in a Ćeet of vehicles. The process encompasses everything from assembling the physical structure to the design and development of electronic circuits, including testing the prototypes. The proposal aims to provide functionalities that allow users to validate and ana- lyze data in an ADAS system applied to a Ćeet, in a safe and cost-effective manner compared to a real-scale Ćeet of vehicles. As a result, two small electric vehicles equipped with ECUs, cameras (high-deĄnition and stereoscopic), and millimeter wave radars have been developed. These vehicles demonstrated the behavior of the developed systems, such as Adaptive Cruise Control (ACC), Lane Keeping System (LKS), and Emergency Braking System (EBS), for the lateral and longitudinal control of the small electric vehicles.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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