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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52029
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Tácia Soares dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T19:34:15Z | - |
dc.date.available | 2023-08-22T19:34:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Tácia Soares dos. Comunicação social em estudantes universitários com TEA: Implicações para o desempenho acadêmico. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52029 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades de comunicação social de estudantes universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sua relação com o desempenho acadêmico. A amostra foi composta por nove estudantes com diagnóstico de TEA, regularmente matriculados em cursos de graduação de uma universidade pública do estado de Pernambuco. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas individuais e a aplicação de um questionário online, buscando identificar aspectos relacionados ao uso funcional da comunicação e a sua influência no desempenho acadêmico no contexto universitário. Os dados quantitativos foram submetidos a análises estatísticas descritivas, enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio do emprego de técnicas de análise de conteúdo. A avaliação das habilidades pragmáticas da comunicação foi realizada com base em um instrumento específico, adaptado exclusivamente para este estudo, permitindo observar e analisar o desempenho dos participantes nessas habilidades. A análise dos dados descritivos revelou que a amostra é composta principalmente por mulheres com TEA, com uma idade média de 22 anos e baixa renda. Foi constatado que o diagnóstico do transtorno foi feito após a infância, o que teve repercussões no processo de aprendizagem e inclusão durante a educação básica. Também foram identificadas dificuldades significativas na comunicação social, incluindo experiências de preconceito e bullying. No contexto do ensino superior, a análise do desempenho acadêmico evidenciou desafios no acompanhamento sequencial do currículo escolar, com presença de reprovações, seja por avaliações, por frequência ou ambas, bem como a possibilidade de conclusão do curso além do período previsto. A análise das habilidades de comunicação social revelou déficits importantes, como dificuldades na compreensão e processamento de informações em sala de aula, na participação em discussões e atividades em grupo, na interação com colegas de classe e professores, e autonomia, sendo observado, na maioria dos casos, a necessidade de apoio institucional adicional para enfrentar os desafios de comunicação na educação superior. Além disso, a falta de acessibilidade educacional no ambiente universitário, indicada principalmente pela a ausência de estratégias educacionais para promoção de uma educação inclusiva, foi considerada um fator gerador de angústia, ansiedade e barreiras à aprendizagem, com impacto sobre o desempenho acadêmico e participação dos estudantes com TEA no ensino superior. Foi constatada uma relação entre a comunicação social dos estudantes universitários com TEA e seu desempenho acadêmico. Diante disso, destaca-se a importância de implementar adequações pedagógicas para garantir a inclusão e a permanência desses estudantes no ensino superior, alinhando-se aos princípios da educação inclusiva. É fundamental adotar estratégias que promovam uma comunicação efetiva e proporcionem um ambiente de aprendizado acessível e inclusivo, visando apoiar o sucesso acadêmico e desenvolvimento pessoal desses estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Distúrbio de comunicação social | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Comunicação social em estudantes universitários com TEA : Implicações para o desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MONTENEGRO, Ana Cristina de Albuquerque | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3032744789378249 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5733325908581489 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humana | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aimed to investigate the skills of social communication of university students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and its relationship with academic performance. The sample consisted of nine students diagnosed with ASD, regularly enrolled in undergraduate courses at a public university in the state of Pernambuco. To collect the data, individual interviews were carried out and an online questionnaire was applied, seeking to identify aspects related to the functional use of communication and its influence on academic performance in the university context. Quantitative data were subjected to descriptive statistical analysis, while qualitative data were analyzed using content analysis techniques. The assessment of pragmatic communication skills was performed based on a specific instrument, adapted exclusively for this study, allowing the observation and analysis of the participants' performance in these skills. The analysis of the descriptive data revealed that the sample is mainly composed of women with ASD, with an average age of 22 years and low income. It was found that the diagnosis of the disorder was made after childhood, which had repercussions on the learning process and inclusion during basic education. Significant difficulties in social communication were also identified, including experiences of prejudice and bullying. In the context of higher education, the analysis of academic performance showed challenges in the sequential monitoring of the school curriculum, with the presence of failures, whether due to evaluations, attendance or both, as well as the possibility of completing the course beyond the scheduled period. The analysis of social communication skills revealed important deficits, such as difficulties in understanding and processing information in the classroom, in participating in group discussions and activities, in interacting with classmates and teachers, and autonomy, being observed, in the majority cases, the need for additional institutional support to address communication challenges in higher education. In addition, the lack of educational accessibility in the university environment, mainly indicated by the absence of educational strategies to promote inclusive education, was considered a factor that generates anguish, anxiety and barriers to learning, with an impact on academic performance and student participation. students with ASD in higher education. A relationship was found between the social communication of university students with ASD and their academic performance. Therefore, it is important to implement pedagogical adaptations to ensure the inclusion and permanence of these students in higher education, in line with the principles of inclusive education. It is essential to adopt strategies that promote effective communication and provide an accessible and inclusive learning environment, in order to support the academic success and personal development of these students. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6222589760582176 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana |
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