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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52037
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LISTO, Danielle Gomes da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Raul Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T15:08:54Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T15:08:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-20 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Raul . Aplicação multitemporal de modelo hidrossedimentológico USLE em uma microbacia do Agreste pernambucano: indicações para ensino do solo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52037 | - |
dc.description.abstract | Conforme o passar dos anos, a compreensão da dinâmica das paisagens está a tornar-se cada vez mais uma necessidade na nossa sociedade. O mau uso do solo, assim como o uso abusivo de seus recursos naturais são em geral, um pré-requisitos para um futuro incerto em termos de conservação do solo e da vida que este suporta. Um dos processos superficiais mais perturbado por influências antropogênicas é a erosão do solo, que ocorre principalmente através do uso imoderado ou da exploração do solo em condições extremas, majoritariamente através do desmatamento e da implantação do cultivo ou da criação de pastagens sem estudos de precaução. Devido a estes processos em questão, este estudo baseia-se em um método baseado próprio a utilização de práticas de conservação, por viés de modelos matemáticos para quantificar a erosão do solo. O modelo utilizado para este estudo foi a Equação Universal de Perda de Solos (USLE), este modelo tem em conta fatores naturais e antrópicos que podem ser avaliados com a ajuda da geotecnologia. O estudo para mensurar a perda média de solo na área de estudo foi definida na escala temporal de análise de 21 anos, com último ano dos cenários envolvidos finalizando em 2021. A definição da álgebra de mapas proposta pela metodologia da USLE conclui a perda de solos média para a área de estudo foi de 2,11tons/ano. Conforme as características predominantes da área de estudo, à baixa espessura da vegetação local em conjuntura com a rugosidade e declividade do terreno se demonstraram fatores de extensão dos processos erosivos na região. E diante destes critérios, mesmo com a extensa antropização da paisagem rural do município pela agricultura e pastagem, a área de estudo obteve uma taxa média considerada baixa no que cerne a produção de sedimentos. Estes valores amenos de erosão identificados pela USLE são coniventes com os níveis de pluviosidade leves a moderados na microbacia, onde, em conjuntura com a baixa declividade local, acaba por resultar em dinâmicas discretas no tocante a erosão pluvial. Por intermédio deste aporte teórico desenvolvido com uso da USLE, foi proferido um plano de ensino para representar estes resultados de maneira que se adeque as necessidades do ensino em nível escolar, principalmente para estudantes em nível de ensino médio. Para atender a esta demanda, foi proposto a aplicação de um modelo de simulação de erosão, onde obteve-se como conclusão que, a USLE propôs um arcabouço teórico de extrema qualidade, no qual pode se adequar perfeitamente as demandas de uma aula didática, informativa, e que possa trazer benefícios acerca da conscientização sobre erosão dos solos no país. O experimento de erosão se mostrou adequado, uma vez que o estudante compreende de maneira didática os processos de intensidade de erosão hídrica em vertentes, relacionada as formas de uso e cobertura da terra. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Equação Universal de Perda dos Solos | pt_BR |
dc.subject | Erosão dos solos | pt_BR |
dc.subject | Plano de Aula | pt_BR |
dc.title | Aplicação multitemporal de modelo hidrossedimentológico USLE em uma microbacia do Agreste pernambucano: indicações para ensino do solo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4936274269382632 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2617504654844945 | pt_BR |
dc.description.abstractx | As the years go by, understanding the dynamics of landscapes is increasingly becoming a necessity in our society. Misuse of land, as well as misuse of its natural resources, are generally a prerequisite for an uncertain future in terms of conservation of the soil and the life it supports. One of the surface processes most disturbed by anthropogenic influences is soil erosion, which occurs mainly through immoderate use or exploitation of the soil under extreme conditions, mostly through deforestation and the establishment of cultivation or grazing without precautionary studies. Due to these processes in question, this study is based on a method based on the use of conservation practices themselves, through the use of mathematical models to quantify soil erosion. The model used for this study was the Universal Soil Loss Equation (USLE), this model takes into account natural and anthropic factors that can be evaluated with the help of geotechnology. The study to measure the average soil loss in the study area was defined in the time scale of analysis of 21 years, with the last year of the scenarios involved ending in 2021. The definition of the map algebra proposed by the USLE methodology concludes the average soil loss for the study area was 2.11 tons/year. According to the predominant characteristics of the study area, the low thickness of the local vegetation in conjunction with the roughness and slope of the terrain have been shown to be factors in the extension of erosive processes in the region. In view of these criteria, even with the extensive anthropization of the rural landscape of the municipality by agriculture and pasture, the study area obtained an average rate considered low in terms of sediment production. These mild values of erosion identified by the USLE are consistent with the light to moderate levels of rainfall in the watershed, which, in conjunction with the low local slope, end up resulting in discrete dynamics regarding rainfall erosion. Through this theoretical contribution developed with the use of the USLE, a teaching plan was proffered to represent these results in a way that suits the needs of teaching at the school level, especially for students at the high school level. To meet this demand, the application of an erosion simulation model was proposed. The conclusion was that the USLE proposed a theoretical framework of extreme quality, which can perfectly suit the demands of a didactic and informative class, and which can bring benefits about the awareness of soil erosion in the country. The erosion experiment proved to be adequate, once the student understands in a didactic way the intensity processes of water erosion on slopes, related to land use and land cover. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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