Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52078

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Vilde Gomes de-
dc.contributor.authorSOUZA, Wellington Lins de-
dc.date.accessioned2023-08-28T15:33:35Z-
dc.date.available2023-08-28T15:33:35Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Wellington Lins de. Políticas de educação em saúde: avaliação do Programa Saúde na Escola em escolas de ensino médio da rede pública estadual de Pernambuco. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52078-
dc.description.abstractO conceito de saúde envolve as questões biológicas e os determinantes sociais do indivíduo, confundindo-se com as próprias definições de educação. Assim, o entrelace entre esses dois grandes campos de saberes e práticas da sociedade configura-se como a Educação em Saúde. Essa abordagem busca dar subsídios ao indivíduo de forma a torná-lo autônomo e capaz de gerir sua própria saúde. Sob esta perspectiva, naturalmente a escola configura-se como o lócus principal para a tematização da Educação em Saúde aos educandos. Tangente a isso, experiências internacionais demonstram que o trato educacional da saúde é capaz de incidir positivamente sobre o rendimento escolar e os as competências socioemocionais dos alunos. Em 2007, o Governo Federal do Brasil criou o Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceira interministerial com vista a facilitar o gerenciamento e a execução de ações de Educação em Saúde nas escolas públicas. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi analisar as ações de Educação em Saúde presentes em escolas da rede pública estadual de ensino médio do estado de Pernambuco. Para isso, as coordenadorias estadual e municipal do PSE e 41 gestores escolares, professores e estudantes de 14 cidades localizadas em diferentes regiões do estado foram entrevistados sobre o PSE, suas percepções e ações de Educação em Saúde nas escolas, utilizando a técnica de similitude lexical e de categorização hierárquica descendente como instrumentos para o tratamento e interpretação dos dados coletados, ancorados na análise de conteúdo. Os resultados mostraram que nenhuma das escolas pesquisadas recebeu ações do PSE, denotando que o programa possui baixo de índice de cobertura e incerteza sobre sua efetividade, tendo a própria escola malogrado o papel de suprir a lacuna deixada pela ausência do PSE. Por conseguinte, as ações de Educação em Saúde realizadas se deram por meio de parcerias e de iniciativas dos professores. Assim, é necessário repensar a dinâmica do PSE em sua relação com a rede pública estadual de ensino médio de Pernambuco.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectEducação para a saúdept_BR
dc.titlePolíticas de educação em saúde : avaliação do Programa Saúde na Escola em escolas de ensino médio da rede pública estadual de Pernambucopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6888957256108153pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4572757960571445pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe concept of health involves biological issues and the individual's social determinants, intertwining with the very definitions of education. Thus, the interweaving between these two great fields of knowledge and practices in society is configured as health education. This approach seeks to provide subsidies to the individual in order to make him autonomous and capable of managing his own health. From this perspective, naturally the school is configured as the main locus for the thematization of health education to students. Tangent to this, international experiences show that the educational approach to health is capable of positively influencing students' school performance and socio-emotional skills. In 2007, the federal government of Brazil created the Health at School Program (PSE), an inter-ministerial partnership with a view to facilitating the management and implementation of health education actions in public schools. Thus, the objective of this research was to analyze the health education actions present in state public high schools in the state of Pernambuco. For this, the PSE state and municipal coordinators and 41 school managers, teachers and students from 14 cities located in different regions of the state were interviewed about the PSE, their perceptions and health education actions in schools, using the lexical similarity technique and descending hierarchical categorization as instruments for the treatment and interpretation of collected data, anchored in content analysis. The results showed that none of the schools surveyed received PSE actions, denoting that the program has a low coverage rate and uncertainty about its effectiveness, with the school itself failing to fill the gap left by the absence of the PSE. Consequently, the health education actions carried out took place through partnerships and teachers' initiatives. Thus, it is necessary to rethink the dynamics of the PSE in its relationship with the state public high school network in Pernambuco.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Wellington Lins de Souza.pdf1,96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons