Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52093

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBOTLER, Alice Miriam Happ-
dc.contributor.authorDIODATO, José Roniero-
dc.date.accessioned2023-08-29T17:39:56Z-
dc.date.available2023-08-29T17:39:56Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.citationDIODATO, José Roniero. Repercussões das políticas de inclusão na educação de surdos: vozes que ecoam em silêncio. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52093-
dc.description.abstractProblematizar as políticas de inclusão destinadas ao público surdo é o cerne desta pesquisa, de cunho qualitativo, cujos questionamentos nos direcionaram para uma análise sociopolítica das práticas das políticas no contexto escolar. Desse modo, como objetivo geral, analisamos as implicações das políticas de inclusão na trajetória escolar de estudantes surdos. Os caminhos que trilhamos para este fim, nos conduziram, enquanto objetivos específicos, a analisar aspectos marcantes que promoveram a inclusão na trajetória escolar de estudantes surdos; caracterizar como os estudantes surdos compreendem a sua inclusão no contexto escolar; e relacionar como as políticas de inclusão são potencializadas a partir da voz dos estudantes surdos. Como subsídios teórico-metodológicos da pesquisa, apoiamo-nos no debate a respeito da constituição da identidade dos sujeitos surdos, pautados em Hall (2006), bem como na concepção da surdez não mais como deficiência, mas enquanto diferença linguística, ideológica, cultural, política e identitária (SKLIAR, 2001; LULKIN, 2001; PERLIN, 1998) e sobre a colonização e descolonização do sujeito surdo ao longo da história, na perspectiva de Ladd (1998; 2002; 2013), com base no conceito de Deafhood. Democracia enquanto participação política dos sujeitos (HABERMAS, 1991; BOBBIO, 2006) e a problemática do Capital Cultural BOURDIEU, 2007) atrelado a socialização primária e secundária desses indivíduos (BERGER; LUCKMANN, 1985). Como campo de pesquisa, escolhemos duas escolas da rede estadual de ensino da cidade do Recife e Região Metropolitana, selecionadas por sua tradição no atendimento a estudantes surdos e realizamos entrevista com seis sujeitos surdos, matriculados entre as turmas do 1o ao 3o ano do Ensino Médio. Como suporte para a análise das políticas, nos baseamos no Ciclo de Políticas a partir de Ball et al. (2016) e Mainardes (2006). Desse modo, foi oportunizado aos sujeitos surdos externar suas “vozes silenciadas”, angústias e impactos das políticas de inclusão em sua trajetória escolar. Os resultados apontaram a necessidade de se repensar as políticas de inclusão de modo a permitir que o estudante surdo esteja inserido na educação bilíngue desde a educação infantil até o ensino médio, no sentido de eliminar barreiras previsíveis em seu percurso escolar, embora saibamos da dinamicidade da educação e das especificidades de cada sujeito. Por mais que tenha havido resistência inexorável por parte dos representantes políticos e autoridades educacionais, no que se refere à formulação de políticas de inclusão para o público surdo, numa constante oscilação de ideias, foi possível constatar que na perspectiva inclusiva, a educação especial mostra-se restrita, por um lado e, por outro, as políticas linguísticas pautadas na modalidade da educação bilíngue de surdos deve prevalecer, levando em consideração o ambiente escolar que recebe o sujeito surdo. Os dados levantados, por meio das mãos dos estudantes que ecoaram em silêncio, repercutem o valor da educação bilíngue enquanto política pública, corroborando nossa suposição de pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrajetória escolarpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectSurdos-Educaçãopt_BR
dc.titleRepercussões das políticas de inclusão na educação de surdos : vozes que ecoam em silênciopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4501452839799211pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9284144427264959pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxProblematizing inclusion policies aimed at the deaf public is the core of this qualitative research, whose questions directed us to a sociopolitical analysis of policy practices in the school context. Thus, as a general objective, we analyze the implications of inclusion policies in the school trajectory of deaf students. The paths we followed to this end led us, as specific objectives, to analyze striking aspects that promoted inclusion in the school trajectory of deaf students; characterize how deaf students understand their inclusion in the school context; and relate how inclusion policies are enhanced from the voice of deaf students. As theoretical-methodological subsidies of the research, we rely on the debate about the constitution of the identity of deaf subjects, based on Hall (2006), as well as on the conception of deafness no longer as a disability, but as a linguistic, ideological, cultural, political and identity difference (SKLIAR, 2001; LULKIN, 2001; PERLIN, 1998) and on the colonization and decolonization of the deaf subject throughout history, from the perspective of Ladd (1998; 2002; 2013), based on the concept of Deafhood. Democracy as political participation of subjects (HABERMAS, 1991; BOBBIO, 2006) and the problem of Cultural Capital BOURDIEU, 2007) tied to the primary and secondary socialization of these individuals (BERGER; LUCKMANN, 1985). As a research field, we chose two schools of the state education network of the city of Recife and Metropolitan Region, selected for their tradition in serving deaf students and conducted interviews with six deaf subjects, enrolled between the classes of the 1st to 3rd year of high school. As support for the analysis of policies, we based ourselves on the Policy Cycle from Ball et al (2016) and Mainardes (2006). In this way, deaf subjects were given the opportunity to express their "silenced voices", anxieties and impacts of inclusion policies on their school trajectory. The results pointed out the need to rethink inclusion policies in order to allow deaf students to be inserted in bilingual education from early childhood education to high school, in order to eliminate predictable barriers in their school path, although we know the dynamics of education and the specificities of each subject. As much as there has been inexorable resistance on the part of political representatives and educational authorities, with regard to the formulation of inclusion policies for the deaf public, in a constant oscillation of ideas, it was possible to verify that in the inclusive perspective, special education is restricted, on the one hand, and, on the other hand, linguistic policies based on the modality of bilingual education of the deaf must prevail, taking into account the school environment that receives the deaf subject. The data collected, through the hands of the students who echoed in silence, reflect the value of bilingual education as a public policy, corroborating our research assumption.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Roniero Diodato.pdf1,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons