Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52110
Share on
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Joseilda Aparecida da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T12:54:13Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T12:54:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Joseilda Aparecida da Silva. Educação das relações étnico-raciais no ensino de matemática: percepções de professores de matemática no contexto de uma escola pública do munícipio de Triunfo-PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52110 | - |
dc.description.abstract | No contexto atual da educação, é notória a necessidade de se abordar a Matemática de forma ampla, indo além das quatro operações e considerando as questões sociais que são inerentes aos estudantes, principalmente os aspectos étnico-raciais que circundam a vida de muitos deles. É evidente que a escola é o espaço onde a conscientização a respeito das relações raciais carece de ser primordialmente trabalhada e debatida, para que, possivelmente, a justiça racial no nosso país deixe de ser uma alegoria e passe a ser uma realidade. Nesse ínterim, a tarefa do professor tem grande importância na concretização de diferentes metas pautadas pelo Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana – Lei nº 10.639/2003. Portanto, preocupa-nos investigar a percepção dos professores de matemática de uma escola sobre a perspectiva de uma educação, nesta disciplina antirracista, articulada à Lei no 10.639/2003. Para os objetivos específicos, propomos analisar as compreensões dos docentes de matemática sobre a Lei no 10.639/2003 e sobre a educação das relações étnico-raciais, averiguar a concepção que eles possuem da matemática e de seu ensino, considerando-se este a partir das relações étnico-raciais. Os procedimentos metodológicos que delineiam o presente estudo estão pautados nos parâmetros da pesquisa exploratória e de campo, com análise descritiva. O presente trabalho divide-se em duas etapas. Para o alcance da primeira, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que deu embasamento ao estudo, à análise e à exposição dos aspectos relacionados, que inclui a referida lei e as diretrizes curriculares da Educação das relações étnico-raciais. A segunda etapa foi realizada com dois professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental; para a coleta dos dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, que aconteceu através da ferramenta de videoconferência Google Meet, utilizando a gravação para o registro das informações. Na entrevista, foram indagados aspectos sobre o conhecimento dos professores a respeito da Lei no 10.639/2003 e o ensino de Matemática. Tendo em vista os resultados do estudo com os docentes participantes, ficou evidente que eles não têm subsídios para a abordagem da temática, o que indicou o desconhecimento deles sobre a abrangência e aplicação da lei. Revelou-se ainda que os professores possuem escassas abordagens didáticas para aplicação da temática em sala de aula, isso por falta de um trabalho direcionado pela escola, como também pela ausência da abordagem do tema nos cursos de formação inicial e continuada. A lei é justaposta de maneira superficial, voltada para aspectos mínimos da cultura africana e não procura uma profundidade que crie um real conhecimento sobre os povos africanos, suas culturas e suas histórias. Mesmo diante desse cenário, eles acreditam ser imprescindível abordar a temática étnico-racial em suas aulas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lei no 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Educação das relações étnico-raciais no ensino de matemática : percepções de professores de matemática no contexto de uma escola pública do munícipio de Triunfo-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4701278109481390 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current educational scenario, there is a need to approach Mathematics outside the four operations, always visiting social and even particular issues that are intrinsic to the students, including the ethno-racial aspects. It is notorious that the school space is where the awareness of the racial issue needs to be primarily worked and debated, so that possibly, racial democratism in our country stops being an allegory and becomes a reality. In the meantime, the role of the teacher is of great importance in the realization of the proposal, especially in the desired social reparation, one of the goals set by the National Plan of Implementation of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture - Law 10.639/2003. The general objective of the present work is to investigate the perception of mathematics teachers of a school about the perspective of an anti- racist mathematics education articulated to Law 10.639/2003. The specific objectives focus on: analyze the understanding of mathematics teachers about the Law 10.639/2003 and the education of ethnic-racial relations and verify the conception of mathematics teachers about mathematics and its teaching considering a perspective of ethnic-racial relations education. The methodological procedures that outline this study are based on the parameters of exploratory and field research, with descriptive analysis, the research is divided into two stages. To reach the first stage we used bibliographic research that will provide the basis for the study, analysis and exposure of the related aspects that include the law and the curricular guidelines of the Education of Ethnic-Racial Relations. The second step refers to: interview with (2) two Mathematics teachers from elementary school II, for data collection, we used a semi-structured interview, which took place through the videoconference tool Google Meet, using the recording object to record the information, after the elucidation made by the researcher with presentation of concepts addressed in the script. The interview covered aspects of the teachers' knowledge about Law 10639/2003 and the teaching of mathematics. The results of the study show that teachers often try to work with issues that are related to the reality of the students and their daily lives, using the most varied forms and several resources and tools. Conlcuendo the acuity that education has regarding the formation of subjects for the exercise of citizenship, the inclusion of the theme in schools supports the society in the fight against discriminatory practices, because we know that it is through education that there is social change. Law 10.639/2003 made the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture compulsory, with the purpose of requiring the fight against racism and the development of positive representations about the theme. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Joseilda Aparecida da Silva Santos.pdf | 988,65 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License