Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52113

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAURENDON, Candy Estelle Marques-
dc.contributor.authorJESUS, Giselle Silvestre de-
dc.date.accessioned2023-08-31T13:09:53Z-
dc.date.available2023-08-31T13:09:53Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationJESUS, Giselle Silvestre de. Instrumentos e signos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem com graduandas cegas em contextos de ensino remoto e presencial. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52113-
dc.description.abstractFrente ao contexto pandêmico de COVID-19, as universidades brasileiras instituíram o “Ensino Remoto Emergencial”, caracterizado por atividades de ensino-aprendizagem mediadas predominantemente por tecnologias digitais. Este período provocou desafios ao processo educacional, devido às dificuldades enfrentadas por professores e estudantes na utilização das plataformas digitais. A inclusão educacional de pessoas cegas é relevante diante desse cenário, pois estas comumente se encontram em posição desigual de acesso ao ensino superior. Segundo a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, processos de aprendizagem e desenvolvimento são mediados por instrumentos e signos que, no caso de estudantes cegos, devem ser adaptados através de vias alternativas à visão e da reestruturação do contexto educacional, possibilitando a compensação social da deficiência. A mediação docente também deve possibilitar a emergência e manutenção de Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP), garantindo o avanço dos conhecimentos apropriados pelos educandos. O presente trabalho teve como objetivo investigar como instrumentos e signos foram desenvolvidos e adaptados no processo de ensino- aprendizagem com estudantes cegos em contexto de ensino superior remoto, bem como no posterior cenário de retorno à modalidade presencial. Realizou-se um estudo qualitativo exploratório, do tipo estudo de casos múltiplos, com três graduandas cegas e três docentes dos cursos de Música, Nutrição e Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. O percurso metodológico consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas e observações de aulas gravadas durante o período remoto, sendo dividido em quatro momentos: entrevista inicial com as estudantes; entrevista com as professoras; observação e análise das aulas gravadas a partir de roteiro previamente construído; e entrevista final com as estudantes, a fim de questioná-las sobre sequências relevantes retiradas das aulas observadas. Os dados foram analisados com base na construção de Núcleos de Significação, método que permite a aproximação com as determinações sociais e históricas, a partir da apreensão das significações constituídas pelas próprias participantes. Os resultados apontam que a trajetória escolar das estudantes foi marcada pela exclusão e falta de acessibilidade, o que provocou lacunas de aprendizagem na graduação. As vulnerabilidades sociais e financeiras foram ampliadas durante a pandemia, principalmente por causa da impossibilidade de acesso a materiais táteis e a necessidade de uso de aparelhos eletrônicos e tecnologias digitais. Quanto aos instrumentos e signos, o ensino remoto foi mediado principalmente pelas ferramentas Google Meet e Google Classroom, uso de textos digitalizados, leitores de tela e aplicativos específicos de computador. O recurso da audiodescrição foi predominante para garantir o acesso a representações visuais. A ausência de adaptações didático-pedagógicas durante as aulas síncronas foi o principal empecilho apontado pelas estudantes, enquanto que o auxílio de colegas, dos ledores e de alguns docentes foram importantes mediadores do processo de ensino-aprendizagem, promovendo possíveis ZDP. Conclui-se que parte das dificuldades enfrentadas durante a pandemia já existiam anteriormente no ensino presencial e que as lacunas de acessibilidade foram, muitas vezes, supridas pelo auxílio de outros - demonstrando o processo de compensação social - ou por estratégias individuais desenvolvidas pelas próprias participantes, revelando a necessidade de formação continuada, investimento e diálogo para garantir a efetiva inclusão de estudantes cegos no ensino superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectPerspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleInstrumentos e signos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem com graduandas cegas em contextos de ensino remoto e presencialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9825842958953045pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6050113733387823pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxFacing the pandemic context of COVID-19, Brazilian universities instituted the so-called "Emergency Remote Learning", characterized by teaching-learning activities mediated predominantly by digital technologies. This period created challenges in the educational process, due to the difficulties faced by teachers and students in using the digital platforms. The inclusion of blind people has become relevant in this scenario, because these students are commonly in an unequal position of access to higher education. According to Vygotsky's cultural-historical perspective, learning and development processes are mediated by instruments and signs that, in the case of blind students, should be adapted through alternative ways to vision and the restructuring of the educational context, enabling the social compensation of disability. Teacher mediation should also enable the emergence and maintenance of Zones of Proximal Development (ZDP), ensuring the advancement of knowledge appropriated by students. The present work aimed to investigate how instruments and signs were developed and adapted in the teaching-learning process with blind students in the context of remote higher education, as well as in the current scenario of return to the face- to-face modality. An exploratory qualitative study was carried out, of the multiple case study type, with three blind undergraduate students and three professors from the Music, Nutrition and Pedagogy courses, respectively, at the Federal University of Pernambuco. The methodological pathway consisted of semi-structured interviews and observations of recorded classes during the remote period, being divided into four moments: initial interview with the students; interview with the teachers; observation and analysis of the recorded classes from a previously built script; and final interview with the students, aiming to question them about relevant episodes from the observed classes. The data were analyzed based on the construction of the Meaning Nuclei, a method that allows the approximation with the social and historical determinations, from the apprehension of the meanings constituted by the participants themselves. The results indicate that the students' school trajectory was marked by exclusion and lack of accessibility, which caused gaps in their learning during graduation. Social and financial vulnerabilities were increased during the pandemic, mainly because of the impossibility of access to tactile materials and the need to use electronic devices and digital technologies. As for tools and signs, remote teaching was mediated mainly by Google Meet and Google Classroom tools, use of digitized texts, screen readers, and specific computer applications. The use of audio description was predominant to ensure access to visual representations. The lack of didactic-pedagogical adaptations during synchronous classes was the main obstacle pointed out by the students, while the help of colleagues, lecturers and some teachers were important facilitators of the teaching-learning process, promoting possible ZPDs. We conclude that part of the difficulties faced during the pandemic already existed previously in face-to-face teaching and that the accessibility gaps were often overcome by the help of others - demonstrating the process of social compensation - or by individual strategies developed by the participants themselves, revealing the need for continued education, investment and dialogue to ensure the effective inclusion of blind students in higher education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Giselle Silvestre de Jesus.pdf1,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons