Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52181

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGÓMEZ, Carla Regina Pasa-
dc.contributor.authorALVES, Luana de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-11T16:58:53Z-
dc.date.available2023-09-11T16:58:53Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationALVES, Luana de Oliveira. Integração do capital social ao ciclo de vida das iniciativas de TBC: proposição de um modelo. 2023. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52181-
dc.description.abstractTurismo de Base Comunitária (TBC) é uma estratégia das comunidades envolvidas de serem protagonistas de seus próprios modos de vida. Isso se materializa por meio da autogestão, em que o foco é direcionar benefícios econômicos, sociais, ambientais e culturais para as comunidades. Assim como outros produtos, o TBC segue um ciclo de vida influenciado por alguns fatores, incluindo as relações entre os atores envolvidos, constituindo o capital social. Ao analisar o ciclo de vida das iniciativas de TBC, o desafio é ir além da racionalidade econômica predominante do turismo de massa, ou seja, os benefícios não se limitam aos aspectos econômicos, pois o TBC contribui para preservar modos de vida tradicionais e identidades culturais. Esta tese propõe um modelo que agregue o capital social ao ciclo de vida das iniciativas de TBC. Assim, por meio da teoria adaptativa, que combina procedimentos dedutivos e indutivos, foram desenhadas três etapas de pesquisa: i) construção teórica; ii) entrevistas com especialistas; e, iii) estudo de caso Acolhida na Colônia. A cada etapa, os elementos determinantes foram agrupados em categorias e revisados com o apoio da literatura resultando em ajustes importantes para iniciar uma nova etapa. Os resultados evidenciam que as fases do ciclo de vida são: i) exploração; ii) envolvimento/desenvolvimento; iii) consolidação; iv) estagnação; e, v) rejuvenescimento ou declínio, sendo as duas últimas sujeitas a flutuações, o que ratifica a inexistência de uma trajetória linear. Os determinantes para o ciclo de vida dessas iniciativas são: i) acesso ao mercado, ii) conflitos, iii) formações, iv) governança, v) infraestrutura, vi) organização comunitária, vii) capital social de ligação, viii) capital social de ponte e ix) capital social de conexão. Verificou-se ainda que os tipos de capital social atuam como um catalisador das demais categorias, promovendo efeitos positivos e/ou negativos. Além disso, esta pesquisa considera que mecanismos da governança e organização comunitária possam atenuar o efeito negativo do capital social e, ao mesmo tempo, possam fortalecer os efeitos positivos. Assim, o modelo proposto fornece uma estrutura analítica que simplifica a tomada de decisões relativas à alocação de recursos, estratégias de marketing e permite o desenvolvimento de estratégias direcionadas para maximizar benefícios e enfrentar desafios iminentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismo de base comunitáriapt_BR
dc.subjectCiclo de vida (Avaliação)pt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.titleIntegração do capital social ao ciclo de vida das iniciativas de TBC : proposição de um modelopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7868202915316770pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1964176230213353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxCommunity-based tourism (CBT) is a strategy model for engaged communities to take control of their own ways of life. This is achieved throught self-management, with a focus directing economic, social, environmental, and culture benefits towards the communities. Like other products, CBT follows a life cycle influenced by several factors, including relationships among involved actors, constituting social capital. When analyzing the life cycle of CBT initiatives, the challenge is to go beyond the prevailing economic rationality of mass tourism, meaning that benefits are not limited to economic aspects alone, as CBT contributes to preserving traditional ways of life and cultural identities. This thesis proposes a model that integrates social capital into the life cycle of CBT initiatives. Thus, through adaptive theory, wich combines deductive and inductive procedures, three reserach stages were designed: i) theoretical construction; ii) interviews with experts; and iii) case study – Acolhida na Colonia. At each stage, determining elements were grouped into categories and reviewed with the support of the literature, resulting in significant adjustments to initiate a new stage. The results reveal that the phases of the life cycle are: i) exploration; ii) involvement/development; iii) consolidation; iv) stagnation; and, v) rejuvenation or decline, with the last two subject to fluctuations, thus confirming the absence of a linear trajectory. Determinants for the life cycle of these initiatives included: i) market access, ii) conflicts, iii) training, iv) governance, v) infrastructure, vi) community organization, vii) bonding social capital, viii) bridging social capital, and ix) linking social capital. Furthermore, it was observed that types of social capital act as a catalyst for the Other categories, promoting positive and/or negative effects. Moreover, this research considers that governance and community organization mechanisms may attenuate the negative effect of social capital while simultaneously strengthening positive effects. Thu, the proposed model provides an analytical framework that streamlines decision-making regarding resource allocation, marketing strategies, and facilitates the development of targeted approaches to maximize benefits and address imminent challenges.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Luana de Oliveira Alves.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons