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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52211

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dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, Jose Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorFREITAS, Amanda Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-09-13T13:05:55Z-
dc.date.available2023-09-13T13:05:55Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.date.submitted2023-09-12-
dc.identifier.citationFREITAS, Amanda Rodrigues de. Nível de conhecimento em gestão tributária: Com a palavra os formandos do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração - Bacharelado) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52211-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi investigar o nível de conhecimento em gestão tributária dos formandos do curso de Administração. Contribuído de forma efetiva para informar aos gestores de IES a lacuna percebida pelos estudantes em sua formação e a importância de conhecer a dinâmica tributária no ambiente profissional; para a formação de administradores cada vez mais capacitados para exercerem suas funções e contribuir para o desenvolvimento regional e nacional; e dar voz aos estudantes em seu processo de formação. Como referencial teórico foram apresentados os conceitos de sistema tributário brasileiro, bem como discutira a ideia de gestão tributária como sendo uma função da administração. A metodologia utilizada no estudo foi classificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização de questionário aplicado aos discentes do último ano de curso (8º e 9º semestres) do Curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Acadêmico do Agreste (CAA), perfazendo uma amostra de quarenta alunos, representando 33,6% da população de formandos no momento da pesquisa. A partir da análise dos dados obtidos foi possível evidenciar que há uma carência na capacitação de futuros gestores em relação ao tema de gestão tributária no curso de administração na IFES estudada. Além disso, a análise dos dados da pesquisa também revelou que a maioria dos estudantes compreende a importância do assunto para sua formação e para o exercício profissional e que não julgam que a formação possibilitou desenvolver competências na área de gestão tributária.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão tributáriapt_BR
dc.subjectEnsino de administraçãopt_BR
dc.subjectConhecimento tributáriopt_BR
dc.titleNível de conhecimento em gestão tributária: com a palavra os formandos do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5224764351459285pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research was to investigate the level of knowledge in tax management of Administration course graduates. Effectively contributed to informing HEI managers about the gap perceived by students in their training and the importance of knowing the tax dynamics in the professional environment; for the training of increasingly qualified administrators to perform their functions and contribute to regional and national development; and give students a voice in their training process. As a theoretical reference, the concepts of the Brazilian tax system were presented, as well as discussing the idea of tax management as being a function of administration. The methodology used in the study was classified as quantitative, descriptive and survey, using a questionnaire applied to students in the last year of the course (8th and 9th semesters) of the Administration Course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), Campus Agreste Academic (CAA), making up a sample of forty students, representing 33.6% of the graduating population at the time of the research. From the analysis of the data obtained, it was possible to demonstrate that there is a lack of training for future managers in relation to the topic of tax management in the administration course at the IFES studied. Furthermore, the analysis of the research data also revealed that the majority of students understand the importance of the subject for their training and professional practice and that they do not believe that the training made it possible to develop skills in the area of tax management.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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