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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52213

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorSANTANA, Thaís Rebeka Santos de-
dc.date.accessioned2023-09-13T14:15:31Z-
dc.date.available2023-09-13T14:15:31Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.date.submitted2023-08-03-
dc.identifier.citationSANTANA, Thaís Rebeka Santos de. Igreja, teatro e romantismo: Grupão da Várzea e memória da Ditadura Militar (1968-1971). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52213-
dc.description.abstractEsse trabalho tem o objetivo de identificar as influências artísticas e religiosas na atuação do Grupão da Várzea entre 1968 e 1971. Além disso, também objetiva dimensionar a memória sobre o período de um dos integrantes do Grupão, Marcos Ferreira, que escreveu, em 2012, um livro de suas memórias sobre a sua juventude e sobre o bairro da Várzea, comunidade onde passou grande parte de sua vida. O Grupão da Várzea foi um grupo de jovens moradores da Várzea, zona oeste do Recife, que se uniram para promover debates e eventos culturais na comunidade, entre as décadas de 1960 e 1970. Vinculados à Igreja e motivados pelo cenário teatral, o grupo utilizou símbolos religiosos e populares para fazer críticas à sociedade em seus espetáculos. Esse trabalho terá como objeto três espetáculos do grupo: a peça Morte e Vida Severina, encenada entre 1968 e 1969 e, posteriormente, adaptada para um jogral, apresentado em 1971, que comparava a figura do retirante a Jesus Cristo; e na peça Cristo no mundo, hoje, que foi encenada na Igreja Nossa Senhora do Rosário da Várzea e retratava a paixão de Cristo no contexto contemporâneo. Escrita por um dos integrantes, Marcos Ferreira, a peça tratou de temas sociais do presente, com um Cristo acusado de subversão e sofrendo a pena de morte por fuzilamento, sendo, por isso, criticada ostensivamente pela imprensa. A monografia dimensionará como o Grupão da Várzea sintetizou as tendências românticas, conceito de Michael Lowy e Robert Sayre, da Igreja e do teatro brasileiros em sua atuação artística; e como foi constituída a memória de Marcos Ferreira sobre o período.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGrupão da Várzeapt_BR
dc.subjectIgreja Progressistapt_BR
dc.subjectMemória da Ditadurapt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.subjectTeatro Nacionalpt_BR
dc.titleIGREJA, TEATRO E ROMANTISMO: GRUPÃO DA VÁRZEA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR (1968-1971)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822901286294537pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

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