Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52218

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Janete Maria Lins de-
dc.contributor.authorGOMES, Danyella Jakelyne Lucas-
dc.date.accessioned2023-09-13T16:35:30Z-
dc.date.available2023-09-13T16:35:30Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.citationGOMES, Danyella Jakelyne Lucas. Formas de organização gerencialista na política de gestão da educação em Pernambuco: percepções dos gestores escolares sobre o programa de modernização da gestão pública - metas para a educação. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52218-
dc.description.abstractEsta pesquisa adotou como tema a política de gestão da educação em Pernambuco, em especial a desenvolvida por meio do Programa de Modernização da Gestão Pública/Metas pela Educação – PMGP/ME, e suas repercussões no âmbito da gestão das escolas. Considera a centralidade que a experiência pernambucana ganha no cenário das políticas públicas para educação no país e que tem sido tomada como modelo a ser seguido. A questão que norteou a investigação diz respeito à relação entre a inserção da lógica da gestão por resultados e da eficiência gerencial como meio para uma padronização e naturalização de novas formas de operacionalização da gestão escolar. O objeto de pesquisa situa-se no cenário de mudanças políticas, econômicas e sociais que o país e o estado de Pernambuco atravessam ao longo da última década. A natureza desta pesquisa é de ordem qualitativa, numa perspectiva interrelacional, tendo suas bases teórica-metodológicas assentadas na abordagem da Análise Cognitiva das Políticas Públicas (JOBERT; MULLER, 1999), conjugada com construtos teóricos bourdieusianos de campo e habitus (BOURDIEU, 1983; 1990), a partir do privilegiamento de conceitos como Estado, políticas públicas, regulação (BOBBIO, 2007; LESSARD, 2007; AZEVEDO; GOMES, 2009) e gerencialismo (DARDORT; LAVAL, 2009; GAULEJAC, 2007; LAVAL, 2014), considerando a abordagem dialética da realidade. A tese está estruturada a partir de dois movimentos metodológicos: a constituição do corpus documental e bibliográfico e a realização de pesquisa de campo, na qual foram realizadas observações assistemáticas, entrevistas e aplicados questionários. Os dados foram tratados por meio da técnica de Análise do Conteúdo (BARDIN, 2004). As análises revelaram expressões do gerencialismo enquanto conceito que fundamenta a ação e influencia modos de vida e projetos societários, e como forma de organização do trabalho dos gestores escolares, como também a prevalência de mecanismos de regulação que privilegiam o controle do trabalho realizado nas escolas. A adesão a esses mecanismos corrobora para a construção de uma visão produtivista e de controle de resultados o que, no caso da experiência pernambucana, vêm sendo gradativamente incorporados pelos gestores em suas práticas, ainda que tenhamos encontrado sinais de resistência a elas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectGestão por resultadospt_BR
dc.subjectGestor escolarpt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleFormas de organização gerencialista na política de gestão da educação em Pernambuco : percepções dos gestores escolares sobre o programa de modernização da gestão pública - metas para a educaçãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3773491094885718pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2766463108709023pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research adopted as its theme the education management policy in Pernambuco, especially that developed through the Public Management Modernization Program/Goals for Education – PMGP/ME, and its repercussions in the scope of school management. It considers the centrality that the Pernambuco experience gains in the scenario of public policies for education in the country and that has been taken as a model to be followed. The question that guided the investigation concerns the relationship between the insertion of the logic of management by results and managerial efficiency as a means for standardization and naturalization of new forms of operationalization of school management. The object of research is located in the scenario of political, economic and social changes that the country and the state of Pernambuco have gone through over the last decade. The nature of this research is of a qualitative nature, in an interrelational perspective, having its theoretical- methodological bases based on the approach of the Cognitive Analysis of Public Policies (JOBERT; MULLER, 1999), combined with Bourdieusian field and habitus theoretical constructs (BOURDIEU, 1983; 1990), from the privileging of concepts such as State, public policies, regulation (BOBBIO, 2007; LESSARD, 2007; AZEVEDO; GOMES, 2009) and managerialism (DARDORT; LAVAL, 2009; GAULEJAC, 2007; LAVAL, 2014), considering the dialectical approach to reality. The thesis is structured from two methodological movements: the constitution of the documental and bibliographical corpus and the accomplishment of field research, in which unsystematic observations, interviews and questionnaires were applied. The data were treated using the Content Analysis technique (BARDIN, 2004). The analyzes revealed expressions of managerialism as a concept that underlies the action and influences ways of life and societal projects, and as a way of organizing the work of school managers, as well as the prevalence of regulation mechanisms that privilege the control of the work carried out in schools. Adherence to these mechanisms corroborates the construction of a productivist vision and control of results which, in the case of the Pernambuco experience, have been gradually incorporated by managers into their practices, even though we have found signs of resistance to them.pt_BR
dc.description.abstractxCette recherche a adopté comme thème la politique de gestion éducative à Pernambuco, en particulier celle développée à travers le Programme de Modernisation de la Gestion Publique/Objectifs pour l'Éducation – PMGP/ME, et ses répercussions dans le domaine de la gestion scolaire. Il considère la centralité que gagne l'expérience de Pernambouc dans le scénario des politiques publiques d'éducation du pays et qui a été prise comme modèle à suivre. La question qui a guidé l'enquête concerne la relation entre l'insertion de la logique de gestion par résultats et l'efficacité managériale comme moyen de standardisation et de naturalisation de nouvelles formes d'opérationnalisation de la gestion scolaire. L'objet de la recherche se situe dans le scénario de changements politiques, économiques et sociaux qu'ont connu le pays et l'État de Pernambuco au cours de la dernière décennie. La nature de cette recherche est de nature qualitative, dans une perspective interrelationnelle, ayant ses bases théorico-méthodologiques basées sur l'approche de l'Analyse Cognitive des Politiques Publiques (JOBERT; MULLER, 1999), combinée avec les constructions théoriques de champ et d'habitus bourdieusiennes (BOURDIEU, 1983; 1990), de privilégier des concepts tels que l'État, les politiques publiques, la régulation (BOBBIO, 2007; LESSARD, 2007; AZEVEDO; GOMES, 2009) et le managérialisme (DARDORT; LAVAL, 2009; GAULEJAC, 2007; LAVAL, 2014), considérant l’approche dialectique de la réalité. La thèse est structurée à partir de deux mouvements méthodologiques: la constitution du corpus documentaire et bibliographique et la réalisation de recherches de terrain, dans lesquelles ont été appliqués des observations non systématiques, des entretiens et des questionnaires. Les données ont été traitées à l'aide de la technique d'analyse de contenu (BARDIN, 2004). Les analyses ont révélé des expressions du managérialisme comme concept qui sous-tend l'action et influence les modes de vie et les projets sociétaux, et comme manière d'organiser le travail des directeurs d'école, ainsi que la prédominance de mécanismes de régulation qui privilégient le contrôle du travail effectué dans les écoles. L'adhésion à ces mécanismes corrobore la construction d'une vision productiviste et de contrôle des résultats qui, dans le cas de l'expérience de Pernambuco, ont été progressivement intégrées par les managers dans leurs pratiques, même si l'on y a constaté des signes de résistance.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Danyella Jakelyne Lucas Gomes.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons