Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233
Comparte esta pagina
Título : | Relações étnico-raciais e formação inicial de professores : as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racial |
Autor : | CONCEIÇÃO, Danielle Cristina da |
Palabras clave : | Relações Étnico-raciais; Formação inicial de professores; Pedagogia; Representações sociais |
Fecha de publicación : | 7-dic-2021 |
Citación : | CONCEIÇÃO, Danielle. Relações étnico-raciais e formação inicial de professores: as representações compartilhadas pelos estudantes de pedagogia da UFPE sobre educação étnico-racial. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Este estudo busca identificar as representações sociais compartilhadas de estudantes de pedagogia sobre Educação Étnico-racial. Objetivamente, procurou compreender como a formação inicial colabora na construção dessas representações, bem como discutir a importância da inclusão da temática no currículo obrigatório. Participaram 35 estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPE, utilizando como procedimentos metodológicos o Teste de Associação Livre de Palavras e à entrevista semiestruturada. O estudo revela uma representação compartilhada apontando um instrumento pedagógico que visa a reparação e o rompimento das desigualdades raciais. No entanto, a formação inicial não obteve protagonismo na construção dessas representações, apontada pelos estudantes por não obter abrangência na trajetória curricular. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52233 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Danielle Cristina da Conceição.pdf | 197,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons