Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52267

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRYSTHON, Ângela Freire-
dc.contributor.authorGUIDO, Bruna Maria Alexandre-
dc.date.accessioned2023-09-15T12:35:41Z-
dc.date.available2023-09-15T12:35:41Z-
dc.date.issued2023-08-11-
dc.identifier.citationGUIDO, Bruna Maria Alexandre. Pertencimento e artificialidade: a expressividade das cores néon no cinema queer brasileiro a partir da década de 2010. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52267-
dc.description.abstractAs discussões sobre gênero e sexualidade no cinema brasileiro contemporâneo têm sido ampliadas através das perspectivas queer. Este estudo segue essa tendência ao observar a presença de manifestações estéticas do artifício nos filmes brasileiros da década de 2010, como o uso de cores e luzes néon. Para compreender essas conexões, no capítulo I, o estudo inicia abordando a teoria queer e suas proposições políticas, examinando as raízes estéticas do movimento underground de cinema norte-americano que influenciam atualmente. Em seguida, o projeto indica caminhos do cinema queer e suas estéticas, além de realizar um breve panorama da história do cinema queer brasileiro para entender a crescente estética do artifício. No capítulo II, a pesquisa se aprofunda na linguagem cinematográfica, observando a luz e a cor como elementos relacionados à moralidade, sensorialidade e espectatorialidade queer. São apresentados exemplos estéticos, assim como a história da luz néon, para compreender a diferenciação e a identificação dos sujeitos queer diante do seu uso. Por fim, no capítulo III, para ilustrar e fundamentar esse fenômeno, são indicados o uso do néon no cinema de maneira geral e uma constelação fílmica (SOUTO, 2019) é criada, denominando-se "néon queer brasileiro a partir de 2010", composta por 9 filmes que são analisados de forma comparativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura Visualpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectNeonpt_BR
dc.subjectCinema Queerpt_BR
dc.titlePertencimento e artificialidade : a expressividade das cores néon no cinema queer brasileiro a partir da década de 2010pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEITE, Fernanda Capibaribe-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0872719749377555pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxDiscussions about gender and sexuality in contemporary Brazilian cinema have been expanded through queer perspectives. This study follows this trend by observing the presence of aesthetic manifestations of artifice in Brazilian films from the 2010s, such as the use of colors and neon lights. To understand these connections, in Chapter I, the study begins by addressing queer theory and its political propositions, examining the aesthetic roots of the underground American cinema movement that currently influences. Next, the project indicates the paths of queer cinema and its aesthetics, while also providing a brief overview of the history of Brazilian queer cinema to understand the growing aesthetics of artifice. In Chapter II, the research delves into cinematic language, observing light and color as elements related to morality, sensoriality, and queer spectatorship. Aesthetic examples are presented, as well as the history of neon lights, to comprehend the differentiation and identification of queer subjects in relation to their use. Finally, in Chapter III, to illustrate and substantiate this phenomenon, the general use of neon in cinema is briefly indicated, followed by the creation of a film constellation (SOUTO, 2019) called "Brazilian Neon Queer from 2010 onwards," composed of 9 films that are analyzed comparatively.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4584031958412831pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Bruna Maria Alexandre Guido.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons