Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52268
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAUJO, Bruno Melo de | - |
dc.contributor.author | ALVES, Juane Braúna | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-15T12:42:39Z | - |
dc.date.available | 2023-09-15T12:42:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-14 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Juane Brauna. O sagrado no museu: uma reflexão sobre a musealização de imagens de roca no Museu de Arte Sacra de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Museologia- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52268 | - |
dc.description.abstract | Por muitos anos percorre a noção de musealização dada em “Conceitos-chave de museologia”, que consiste no deslocamento de um objeto de sua função e vivências primárias para o contexto do museu, quando este se torna um documento de uma realidade. Tal noção traz uma ideia de que o objeto se desconecta totalmente (ou quase totalmente) do seu contexto social primário e de sua função, acontecendo assim a mudança no estatuto do objeto prevista por Stransky. O objeto passa a ser museália (objeto de museu). Hodiernamente, vem surgindo novas dinâmicas museais, novas maneiras de patrimonialização. Como posto por Júlio Cezar Neto Dantas (2015), novas análises sobre a compreensão dos bens patrimonializados e a ampliação dos limites da compreensão dos processos museais estão sendo empregados pelos museus. Nessa perspectiva, este trabalho de conclusão de curso objetiva analisar uma destas diversas dinâmicas de musealização, que podemos enxergar no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE), inaugurado em abril de 1977 e sediado no Alto da Sé, na antiga construção da Casa da Câmara, e que em 1676 passou a ser Palácio Episcopal. Seu acervo a princípio era constituído apenas por imagens que fizeram parte das igrejas e irmandades de Olinda e Recife, contudo o acervo do museu cresceu e agrega objetos de culto popular, como as Imagens de Roca (Imagens de vestir) que são utilizadas em procissões. Mesmo após a transformação dessas imagens em objeto de museu, elas carregam uma nova dinâmica. Sua função simbólica é revivificada periodicamente pois as imagens saem do espaço de exposição, para festividades da Irmandade, causando assim uma reaproximação com o seu universo cultural e com a comunidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 62p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Musealização | pt_BR |
dc.subject | Patrimonialização | pt_BR |
dc.subject | Arte Sacra | pt_BR |
dc.subject | Imagens de roca | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte Sacra de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | O sagrado no museu: uma reflexão sobre a musealização de imagens de roca no Museu de Arte sacra de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7216862335180295 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3167632414229255 | pt_BR |
dc.description.abstractx | For many years it runs through the notion of musealization given in "Key Concepts of Museology", which consists in the displacement of an object from its primary function and experiences to the museum context, when it becomes a document of an original reality. Such notion brings an idea that the object becomes totally (or almost totally) disconnected from its primary social context and function, thus happening the change in the object's status predicted by Stransky. The object becomes a musealia (museum object). Hodiernally, new museum dynamics and new ways of patrimonialization are emerging. As put by Julio Cezar Neto Dantas (2015), new analyses about the understanding of patrimonialized assets and the expansion of the limits of understanding of museal processes are being employed by museums. The following dissertation analyzes one of these diverse dynamics of musealization, which we can see in the Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE), inaugurated in April 1977 and based in Alto da Sé, in the former building of the Casa da Câmara, which in 1676 became the Palacio Episcopal. Its collection initially consisted only of images that were part of the churches and brotherhoods of Olinda and Recife. However, the museum collection grew and added objects of popular worship, such as the Imagens de Roca (images to dress) that are used in processions. Even after the transformation of these images into museum objects, they carry a new dynamic. Their symbolic function is revived periodically, as the images leave the "static" exhibition space for Brotherhood festivities, thus causing a re-approximation with their cultural universe and the community. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::museologia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DAM) - Departamento de Antropologia e Museologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Museologia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6206-8102 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Museologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Juane Brauna Alves.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons