Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52273

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWEBERBAUER, Paul Hugo-
dc.contributor.authorFILIZOLA, Andréia Carolina de Castro-
dc.date.accessioned2023-09-15T13:35:41Z-
dc.date.available2023-09-15T13:35:41Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationFILIZZOLA, Andréia Carolina de Castro. Transporte marítimo internacional de mercadorias: o impacto da Covid-19 aos contratos e às cláusulas aplicáveis. 2023. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52273-
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar se diante das medidas adotadas para a contenção da pandemia de covid-19 e a própria doença em si, ela poderia ser considerada causa de impossibilidade de cumprimento (força maior) ou de onerosidade excessiva (imprevisão) no caso de inadimplemento dos contratos marítimos utilizados para transporte de mercadorias? A dissertação foi estruturada a partir da pesquisa bibliográfica, partindo da coleta e da análise de dados encontrados na doutrina e em periódicos, a fim de permitir a discussão recente sobre a matéria. E conclui-se que, diante da heterogeneidade de interpretação entre as leis domésticas, principalmente quando envolvidos sistemas jurídicos diferentes, questões como inadimplemento e válvulas de liberação da prestação são percebidas de forma diversa entre o Common Law e Civil Law, de forma que algumas noções, como a de imprevisão, são inconcebíveis para algumas leis nacionais. Desse modo, a noção de força maior, por ser mais difundida e até mesmo semelhante a alguns outros institutos como o Act of God, seria a melhor forma de classificar a pandemia de covid-19. Contudo, este estudo aponta a necessidade de harmonização do entendimento desse termo fazendo uso de regras de soft law, como os Princípios do UNIDROIT.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito Marítimo - Brasilpt_BR
dc.subjectContratos de afretamentopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectCommon Lawpt_BR
dc.subjectCivil Lawpt_BR
dc.titleTransporte marítimo internacional de mercadorias : o impacto da Covid-19 aos contratos e às cláusulas aplicáveispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4915506268680790pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0375319155508790pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze whether, in view of the measures adopted to contain the COVID-19 pandemic and the disease itself, it could be considered a cause of impossibility of compliance (force majeure) or excessive burden (imprévision) in the event of breach of maritime contracts used to transport goods? The dissertation was structured from bibliographical research, starting from the collection and analysis of data found in doctrine and journals, in order to allow a recent discussion on the matter. And it is concluded that, given the heterogeneity of interpretation between domestic laws, especially when different legal systems are involved, issues such as default and provision release valves are perceived differently between Common Law and Civil Law, so that some notions, such as that of imprévision, are inconceivable for some national laws. In this way, the notion of force majeure, being more widespread and even similar to some other institutes such as the Act of God, would be the best way to classify the Covid-19 pandemic. However, this study points to the need to harmonize the understanding of this term using soft law rules, such as the UNIDROIT Principles.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andreia Carolina de Castro Filizola.pdf
  Item embargado até 2025-09-15
2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons