Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52287

Comparte esta pagina

Título : Tecendo fios, costurando histórias : experiências, disputas e lutas dos trabalhadores em educação na região Nordeste durante o processo de redemocratização e limiar da Nova República
Autor : SILVA, Max Rodolfo Roque da
Palabras clave : Professores - Atividades políticas; Associativismo; Sindicalismo
Fecha de publicación : 15-jun-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Max Rodolfo Roque da. Tecendo fios, costurando histórias: experiências, disputas e lutas dos trabalhadores em educação na região Nordeste durante o processo de redemocratização e limiar da Nova República. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A pesquisa versa sobre a organização coletiva dos professores da educação básica estadual na região Nordeste no período correspondente ao processo de redemocratização e início da Nova República no Brasil, contemplando experiências, disputas e lutas dos professores das redes públicas estaduais de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Entendendo a importância das lutas sociais e trabalhistas empreendidas no transcurso da década de 1980, retomadas, principalmente, com a onda grevista da região do ABC paulista, contestamos a ideia deste período como uma “década perdida”, afirmando-a, em razão mesmo das referidas lutas, como a “década dos vencidos”. A investigação da ação do professorado nordestino em torno de suas Associações nos permitiu verificar, dentre outras coisas, disputas internas quanto ao controle das entidades, articulações em nível nacional junto à Confederação dos Professores do Brasil e a ocorrência de greves e outras mobilizações, encontros e congressos. A perspectiva adotada foi a “história vista de baixo”, conforme as formulações de E. P. Thompson (2012; 2019; 2021), no sentido de pôr em relevo os anônimos, a gente comum, os “vencidos”, seus interesses e suas necessidades. Deste modo, visando dar conta de nossos objetivos, lançamos mão de uma diversidade de fontes, quais sejam: boletins informativos, panfletos de greve e paralisações, atas de assembleia, estatutos, fotografias, fontes orais, jornais, relatórios de órgãos de vigilância, dentre outras. Assim, compreendendo a classe social como uma formação histórica que homens e mulheres elaboram a partir de suas próprias experiências de luta, objetivamos compreender como professores e professoras, em contextos espaço-temporais distintos, agiram no sentido de reivindicar melhores condições de vida e trabalho e interferir, também, nos rumos da educação e da política regional e nacional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52287
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Max Rodolfo Roque da Silva.pdf7,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons