Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52336
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sabbatini, Marcelo | - |
| dc.date.accessioned | 2023-09-20T15:22:09Z | - |
| dc.date.available | 2023-09-20T15:22:09Z | - |
| dc.date.created | 2020-08-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52336 | - |
| dc.description | Material da disciplina SF-451 Fundamentos da Educação Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação (www.ufpe.br/dfsfe/) Centro de Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | pt_BR |
| dc.description.abstract | Na concepção de que a Educação deve preparar os indivíduos para nela serem atuantes, uma sociedade capitalista irá privilegiar a formação para o mundo do trabalho. Mais além, a própria ideologia da administração, da gestão e do controle que são característicos do mundo empresarial serão aplicados como forma de organização escolar. Nesta aula, examinaremos os pressupostos epistemológicos e como a busca da eficiência através de uma prática pedagógica mecânica e controlada conforma uma educação tecnicista. Discutiremos também seu retorno na atualidade através do neotecnicismo e suas repercussões para o trabalho docente. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/octet-stream | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | DFSFE, Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação | - |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| dc.subject | fundamentos da educação, tecnicismo | pt_BR |
| dc.title | Perspectivas técnicas em educação | pt_BR |
| dc.title.alternative | Technical approaches in Education | pt_BR |
| dc.type | Modulo de curso | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.abstractx | In the belief that Education should prepare individuals to actively participate in it, a capitalist society will prioritize preparation for the world of work. Furthermore, the very ideology of administration, management, and control, which are characteristic of the business world, will be applied as a form of school organization. In this class, we will examine the epistemological assumptions and how the pursuit of efficiency through a mechanical and controlled pedagogical practice shapes a technicist education. We will also discuss its resurgence in the present day through neo-technicism and its implications for teaching. | pt_BR |
| dc.creator.affilliation | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.subjectx | education | pt_BR |
| dc.description.program | SF 451 - Fundamentos da Educação | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | REA - Módulo de Curso | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| mira-romanowski-neotecnicismo.pdf | 219,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| perspectivas-tecnicas.odp | 504,42 kB | OpenDocument Presentation | Visualizar/Abrir | |
| perspectivas-tecnicas.pdf | 697,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons


