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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEAL, Telma Ferraz-
dc.contributor.authorSILVA, Dayane Marques da-
dc.date.accessioned2023-09-25T21:19:51Z-
dc.date.available2023-09-25T21:19:51Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Dayane Marques da. Concepções sobre o ensino da leitura e da escrita e as implicações sobre o tratamento da heterogeneidade nos anos iniciais do ensino fundamental e políticas de alfabetização. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52408-
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo analisar as concepções subjacentes ao Pacto Nacional pela idade certa (PNAIC), à Política Nacional de Alfabetização, ao Programa Tempo de Aprender, e ao Programa Criança Alfabetizada sobre alfabetização e as implicações sobre o tratamento da heterogeneidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar tal objetivo, realizamos o mapeamento das concepções de alfabetização e das estratégias sugeridas para lidar com a heterogeneidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental nos documentos que norteiam as políticas supracitadas, identificando suas aproximações e distanciamentos. Utilizamos como aportes teóricos abordagens sociointeracionistas e autores da abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento. Com uma abordagem qualitativa, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e na análise dos dados, a metodologia usada foi a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que na Política Nacional de Alfabetização e no Programa Tempo de Aprender a concepção da Alfabetização declarada é de alfabetização como aprendizagem do código alfabético, com orientações didáticas repetitivas e padronizadas, sem consideração da diversidade de modos de aprender, ritmos das crianças e níveis de aprendizagem, uniformizando os aprendizes. Nos documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e do Programa Criança Alfabetizada prevalece a abordagem da Alfabetização na Perspectiva do letramento, com a defesa do aluno como sujeito ativo na aprendizagem da leitura e da escrita, assim como proposições de que a alfabetização deve ocorrer de modo contextualizado às vivências sociais dos estudantes, em uma abordagem interdisciplinar. O Sistema de Escrita Alfabética é considerado um sistema notacional e são defendidas práticas em que o aprendiz possa entender e refletir sobre seu funcionamento. Assim, leva-se em consideração o contexto social dos estudantes, propondo a utilização de textos que circulam na sociedade, sem minimizar a importância do ensino do sistema notacional de modo sistemático, problematizador e lúdico. Em relação à heterogeneidade, propõem variadas estratégias para lidar tanto com questões relativas às identidades sociais quanto com as diferenças de níveis de conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subjectPolíticaspt_BR
dc.titleConcepções sobre o ensino da leitura e da escrita e as implicações sobre o tratamento da heterogeneidade nos anos iniciais do ensino fundamental e políticas de alfabetizaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4344659146216418pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2358658346044158pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aimed to analyze the conceptions underlying the National Pact for the Right Age (PNAIC), the National Literacy Policy, the Time to Learn Program, and the Literate Child Program about literacy and the implications on the treatment of heterogeneity in the early years of elementary education. To achieve this goal, we mapped the conceptions of literacy and the strategies suggested for dealing with heterogeneity in the early years of elementary school in the documents that guide the above-mentioned policies, identifying their similarities and differences. We used as theoretical contributions social interactionist approaches and authors representing the constructivist perspective. With a qualitative approach, we used as methodological procedures the documentary research and in the production of data analysis, the methodology used was content analysis. The results showed that in the National Literacy Policy and in the Tempo de Aprender Program the conception of Literacy declared is of literacy as learning the alphabetic code, with repetitive and standardized didactic orientations, without considering the diversity of ways of learning, children's rhythms and learning levels, standardizing the learners. In the documents of the National Pact for Literacy at the Right Age and the Literate Child Program, the approach of Literacy from the Literacy Perspective prevails, with the defense of the student as an active subject in the learning of reading and writing, as well as propositions that literacy should occur in a contextualized way to the students' social experiences, in an interdisciplinary approach. The Alphabetic Writing System is considered a notational system and practices are advocated in which the learner can understand and reflect on its operation. Thus, the students' social context is taken into consideration, proposing the use of texts that circulate in society, without minimizing the importance of teaching the notational system in a systematic, problematizing, and playful way. Regarding heterogeneity, they propose a variety of strategies to deal with both issues related to social identities and differences in levels of knowledge.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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