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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52412

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Maria Roseane de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-09-26T12:43:08Z-
dc.date.available2023-09-26T12:43:08Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.date.submitted2023-09-18-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Maria Roseane de Oliveira. A figurativização da metamorfose e do antropomorfismo nos filmes do Studio Ghibli. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52412-
dc.description.abstractA presente pesquisa pretende analisar como a metamorfose e o antropomorfismo são figurativizados em Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins (1994) e A Viagem de Chihiro (2001). Sendo assim, a partir da análise de estilo proposta por Bordwell (2008), investigou-se o processo de figurativização desses recursos, considerando fatores históricos, tecnológicos, financeiros, e, sobretudo, culturais e biográficos. Inicialmente, a pesquisa apresenta o processo de enunciação e figurativização, ao passo em que compreende o cinema e a animação como linguagens com organizações internas específicas. Junto a isso, discute-se um panorama histórico do cinema japonês e da animação japonesa e como o Studio Ghibli se situa na história da cinematografia japonesa. Observou-se que ambos os diretores fundadores do estúdio, Hayao Miyazaki e Isao Takahata, partem de um mesmo padrão estilístico conferido ao estúdio e inserem sua própria assinatura pessoal como diretores aos filmes, à medida em que apresentam diversas execuções de metamorfose e antropomorfismo. Os filmes aportam três tipos de metamorfose: a realizada pela associação de elementos icônicos e figurais, a que denominamos rápida e a estipulada lenta. São também configuradas metamorfoses de ordem dramática e não dramática . O antropomorfismo, por sua vez, exprime diversos graus de figuratividade, muitas vezes em uma mesma cena e pelos mesmos animais. Esse recurso é utilizado, sobretudo, como um elemento denotativo, mas, com frequência, exerce função simbólica e decorativa.pt_BR
dc.format.extent187p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFigurativizaçãopt_BR
dc.subjectMetamorfosept_BR
dc.subjectAntropomorfismopt_BR
dc.subjectStudio Ghiblipt_BR
dc.subjectEstilo cinematográficopt_BR
dc.titleA figurativização da metamorfose e do antropomorfismo nos filmes do Studio Ghibli.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9084914012461108pt_BR
dc.description.abstractxThe present research intends to analyze how metamorphosis and anthropomorphism are figurativized in Pom Poko (1994) and Spirited Away (2001). Therefore, based on the stylistic analysis proposed by Bordwell (2008), the process of figuravization of these animation techniques was investigated, considering their historical, technological, financial, and, primarily, their cultural and biographical aspects. Initially, this research presents the enunciation and figurativization process, as animation and filmmaking are apprehended as languages with their own specific internal configuration. In addition, we cover a wide spectrum of Japanese cinema and Japanese animation history and look into where Studio Ghibli is situated historically in Japanese cinematography. It was observed that both founding directors of the studio, Hayao Miyazaki and Isao Takahata, come from the same stylistic schemata, however, they present distinct executions of metamorphosis and anthropomorphism, consequently, introducing their own personal signature as directors. The films feature vcthree types of metamorphoses: one which is executed through the assimilation of iconic and figural elements, what we established as fast metamorphosis and the slow metamorphosis. In addition to these three metamorphoses listed, the directors also advertise other executions of metamorphoses in the films, such as dramatic and non dramatic metamorphoses. Anthropomorphism, on the other hand, expresses distinct degrees of figurativization, more than once, in the same shot and by the same animals. This technique is utilized, specially, as a denotative feature, but, frequently, fulfill decorative and symbolic purposes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

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