Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52435
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Cristiano Côelho de | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Múcio Jaziel Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-26T19:43:36Z | - |
dc.date.available | 2023-09-26T19:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-29 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Múcio Jaziel Alves de. Identificação de problemas em disciplinas de aprendizagem para inovação enfrentados por professores e alunos: um estudo de caso. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52435 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta um estudo de caso exploratório que visa identificar os principais problemas enfrentados por professores e alunos ao participarem de uma disciplina prática de aprendizagem para inovação, organizada em equipes multidisciplinares que é ministrada há 15 anos. Apesar da importância da educação para inovação, está normalmente utiliza méto- dos não tradicionais de ensino e aprendizagem que trazem novos desafios para professores e alunos. Entretanto a literatura sobre educação para a inovação ainda não tem discutido siste- maticamente os problemas que os professores e alunos enfrentam neste tipo de disciplina. A disciplina, conhecida como Projetão, serve de inspiração para outros centros acadêmicos que seguem variações do mesmo método da disciplina originalmente surgida no Centro de Informá- tica - UFPE. Esta disciplina segue um processo de inovação dividido em busca para descobrir uma oportunidade, projetar e implementar uma solução digital potencialmente inovadora, ge- ralmente como aplicativos móveis ou web. Deste modo, Projetão possui um processo próprio de inovação que levam os alunos a uma jornada de inovação seguindo noves passos chamados de Quests. O estudo de caso incluiu entrevistas de problemas adaptadas da abordagem de Running Lean, observações in loco e análise da comunicação de duas equipes via Whatsapp e Telegram. Os resultados mostram que os problemas prioritários dos professores está rela- cionado a não saber informações sobre quais os alunos colaboraram com o aprendizado em suas equipes. Com relação aos problemas prioritários dos alunos, os resultados mostram que os problemas enfrentados estão relacionados à colaboração ineficaz em equipes multidisciplinares. Esses problemas de colaboração são difíceis de serem identificados pelos professores, mas eles aparecem em suas comunicações sobre ferramentas sociais. Esta característica permite que, no futuro, sejam desenvolvidas ferramentas de apoio à colaboração em equipes a partir da interação de seus integrantes em ferramentas de comunicação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia da computação | pt_BR |
dc.subject | Problemas enfrentados por professores | pt_BR |
dc.subject | Problemas enfrentados por alunos | pt_BR |
dc.title | Identificação de problemas em disciplinas de aprendizagem para inovação enfrentados por professores e alunos : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3916783502706832 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9638500605562489 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation presents an exploratory case study that aims to identify the main problems teachers and students face when participating in a practical learning discipline for innovation, organized in multidisciplinary teams that have been taught for 15 years. Despite the impor- tance of education for innovation, it usually uses non-traditional teaching and learning methods that bring new challenges for teachers and students. However, the literature on education for innovation has not yet systematically discussed the problems teachers and students face in this type of discipline. The discipline, known as Projetão, serves as inspiration for other academic centers that follow variations of the same method as the discipline created at the Center for Informatics - UFPE. This discipline follows an innovation process divided in search to discover an opportunity, design, and implement a potentially innovative digital solution, usually as mo- bile or web applications. In this way, Projetão has its innovation process that takes students on an innovation journey following nine Quests steps. The case study included problem inter- views adapted from the Running Lean approach, on-the-spot observations, and analysis of two teams’ communication via Whatsapp and Telegram. The results show that teachers’ priority problems are related to not knowing information about which students collaborated with the learning in their teams. Regarding the students’ priority problems, the results show that the problems faced are related to ineffective collaboration in multidisciplinary teams. These col- laboration problems are complex for teachers to identify, but they appear in their social tools communications. This feature allows, in the future, tools to support collaboration in teams to be developed based on the interaction of its members in communication tools. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Múcio Jaziel Alves de Andrade.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons