Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52491

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, André Antônio-
dc.contributor.authorJESUS, Myllena Matos Souza de-
dc.date.accessioned2023-09-28T14:23:50Z-
dc.date.available2023-09-28T14:23:50Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.citationJESUS, Myllena Matos Souza de. Entre Artes Visuais e Cinema: a construção de imagens háptica no vídeo brasileiro contemporâneo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Artes Visuais- Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52491-
dc.description.abstractAtravés do Trabalho de Conclusão de curso em questão, me proponho a investigar os atravessamentos entre Artes Visuais e o Cinema na contemporaneidade. Analiso a recorrência de engajamentos corpóreos a partir da produção videográfica de artistas brasileiros que insinuam a construção de imagens hápticas. Recorro a retrospecção no que concerne às primeiras manifestações da visualidade háptica e seu percurso no decorrer da história, passando pelos pré-cinemas, os cinemas de vanguarda, o cinema experimental até o vídeo contemporâneo. Ao longo deste trabalho analiso as obras realizadas, em especial pelos artistas Ana Vaz e Haroldo Saboia, como também me debruço nas manifestações hápticas através de artistas da videoarte e da fotografia como Nam June Paik, Bruce Nauman , Andy Warhol, Dora Maar, Kátia Maciel, entre outros. Diante dessa pesquisa, proponho o gesto e a expansão estético-narrativa como características fundantes e constantes do cinema experimental.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagens hápticaspt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectCinema experimentalpt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.titleEntre Artes Visuais e cinema: a construção de imagens háptica no vídeo brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061111338622255pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5082481076087246pt_BR
dc.description.abstractxThrough the Completion Work of the course in question, I propose to investigate the intersections between Visual Arts and Cinema in contemporary times. I analyze the recurrence of bodily engagements based on the videographic production of Brazilian artists who imply the construction of haptic images. I resort to retrospection regarding the first manifestations of haptic visuality and its course throughout history, passing through pre-cinemas, avant-garde cinemas, experimental cinema to contemporary video. Throughout this work, I analyze the work carried out in particular by the artists Ana Vaz and Haroldo Saboia, as well as focus on haptic manifestations through video art artists such as Nam June Paik, Bruce Nauman and Andy Warhol. In view of this research, I propose gesture and aesthetic-narrative subversion as founding and constant characteristics of experimental cinema.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Artes Visuais – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Artes Visuais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Myllena Matos Souza de Jesus (1).pdf13,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons