Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52493
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Braz, Márcia Ivo | - |
dc.contributor.author | Neves, Rubens Luiz Batista da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-28T15:00:49Z | - |
dc.date.available | 2023-09-28T15:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Rubens Luiz Batista da Silva. Tesauro brasileiro de League of Legends: uma proposta de representação conceitual dos termos especializados. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52493 | - |
dc.description.abstract | Os jogos online desenvolvidos internacionalmente frequentemente enfrentam desafios de comunicação ao ingressar no mercado brasileiro, e isso não é diferente para o popular jogo League of Legends. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma proposta de tesauro, através de uma abordagem qualitativa, centrada na compreensão do processo de construção desse tipo de ferramenta de organização da informação, a fim de solucionar os problemas de comunicação dentro e fora do jogo. A pesquisa aplicada adentra numa série de etapas as quais se iniciam com a coleta de termos utilizados no jogo por meio de uma pesquisa documentária dentro e fora do jogo, a fim de se obter uma lista de termos. O tesauro resultante, com 246 termos, foi implementado em uma ferramenta web chamada Tesauro Semântico Aplicado (THESA), onde espera-se que seja útil de alguma forma para aqueles que pretendam utilizá-lo para qualquer finalidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 179p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tesauro | pt_BR |
dc.subject | League of Legends | pt_BR |
dc.subject | Organização do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Relações semânticas | pt_BR |
dc.title | Tesauro brasileiro de League of Legends: uma proposta de representação conceitual dos termos especializados | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/9415512589750524 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8904627186733800 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Internationally developed online games often face communication challenges when entering the Brazilian market, and the popular game League of Legends is no different. This work aims to develop a thesaurus proposal, through a qualitative approach, centered on understanding the construction process of this type of information organization tool, in order to solve communication problems inside and outside the game. Applied research enters a series of stages which begin with the collection of terms used in the game through a documentary research inside and outside the game, in order to obtain a list of terms. The resulting thesaurus, with 246 terms, was implemented in a web tool called Applied Semantic Thesaurus (THESA), which is expected to be useful in some way for those who intend to use it for any purpose. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Gestão da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RUBENS LUIZ BATISTA DA SILVA NEVES.pdf | 6,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons