Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52501

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALVES, Kleber Gonçalves Bezerra-
dc.contributor.advisorOCHOA VILLA, Álvaro Antônio-
dc.contributor.authorSILVA, Ricardo Luís Alves da-
dc.date.accessioned2023-09-28T16:15:38Z-
dc.date.available2023-09-28T16:15:38Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationSILVA, Ricardo Luís Alves da. Exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro em operadores de máquinas portuárias de movimentação de contêineres. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52501-
dc.description.abstractConsiderando a expansão da movimentação mundial de cargas marítimas que cresce exponencialmente nos portos e para viabilizar essas demandas o uso crescente de máquinas portuárias, este trabalho visa avaliar como a operação de máquinas de movimentação de contêineres estão afetando seus operadores no que concerne as vibrações ocupacionais. Foram realizadas avaliações ergonômicas (desconforto e postura) e quantitativas de vibrações de corpo inteiro nos postos de trabalho do operador de portêiner e tractor em um porto situado na região nordeste do Brasil e desenvolvido um modelo homem assento em 3D com as devidas condições de contornos e estudados os resultados de análise modal e harmônica por elementos finitos no software ANSYS. Os dados de desconforto foram coletados utilizando o Questionário nórdico de sintomas musculoesquelético e os dados de postura de trabalho foram coletados e usados no método de na Avaliação Rápida de Todo o Corpo (REBA). Os resultados do questionário demostraram que os distúrbios musculoesqueléticos são altamente prevalentes particularmente na coluna lombar, cervical e dorsal. Esses dados são ratificados pela pontuação final do REBA que ficou entre 6 e 7, o que revela o nível de risco mediano de postura do trabalhador durante a execução da tarefa. Quanto as exposições as vibrações os resultados obtidos apontaram para um contexto limítrofe, visto que tivemos a aceleração resultante de exposição normalizada (AREN) com os níveis de alerta ultrapassados em sua maioria (86,2%) o valor da dose de vibração resultante (VDVR) da mesma forma teve o nível de alerta ultrapassado na maioria dos casos (96,6%). Em relação ao limite máximo estabelecido pela legislação brasileira o AREN não chegou a ser ultrapassado, enquanto que o VDVR teve o limite máximo ultrapassado em 20% dos casos. A análise modal do modelo revelou que as primeiras 8 frequências naturais ficaram entre 5 e 13 hertz, faixa de frequência que abrange grande parte das frequências de ressonância do corpo humano. A análise harmônica revelou uma aproximação entre o modelo e resultados reais de aceleração na região de frequência de 1 a 5 Hz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVibrações de corpo inteiropt_BR
dc.subjectDistúrbios musculoesqueléticospt_BR
dc.subjectAnálise modal e harmônicapt_BR
dc.subjectHigiene ocupacionalpt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectMétodo de elementos finitospt_BR
dc.titleExposição ocupacional à vibração de corpo inteiro em operadores de máquinas portuárias de movimentação de contêinerespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, José Ângelo Peixoto da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1509764607538627pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5515185093886020pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4772819975495579pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxConsidering the expansion of world movement of maritime cargo that grows exponentially in ports and to make these demands viable the increasing use of port machines, this work aims to evaluate how the operation of container handling machines is affecting their operators with regard to occupational vibrations. Ergonomic (discomfort and posture) and quantitative evaluations of whole body vibrations were quay crane and terminal tractor operator workstations in a port located in the northeast region of Brazil, and a 3D man seat model was developed with the necessary contours and conditions. studied the results of modal and harmonic analysis by finite elements in ANSYS software. Discomfort data were collected using the Nordic Musculoskeletal Symptom Questionnaire and work posture data were collected and used in the Rapid Whole Body Assessment (REBA). The results of the group demonstrated that musculoskeletal disorders are highly prevalent, especially in the lumbar, cervical and dorsal spine. These data are confirmed by the final evaluation of the REBA, which was between 6 and 7, which reveals the median risk level of the worker's posture during the execution of the task. As for the exposures to vibrations, the results obtained pointed to a borderline context, since they had the interference resulting from normalized exposure (AREN) with the alert levels exceeded in the majority (86.2%) the value of the resulting vibration dose (VDVR ) likewise had the alert level exceeded in most cases (96.6%). Regarding the maximum limit established by Brazilian legislation, the AREN was not exceeded, while the VDVR had the maximum limit exceeded in 20% of cases. The modal analysis of the model revealed that the first 8 natural frequencies were between 5 and 13 hertz, a frequency range that covers most of the resonant frequencies of the human body. The harmonic analysis revealed an approximation between the model and real acceleration results in the frequency region of 1 to 5 Hz.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8239712503695923pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ricardo Luís Alves da Silva.pdf8,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons