Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorMORAES, Naymme Tatyane Almeida-
dc.date.accessioned2023-09-29T11:55:55Z-
dc.date.available2023-09-29T11:55:55Z-
dc.date.issued2023-08-01-
dc.identifier.citationMORAES, Naymme Tatyane Almeida. “Hoje, a arte é este acontecimento”: conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky. 2023. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52511-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca analisar sociologicamente o experimentalismo do trabalho conceitual do artista pernambucano Paulo Bruscky e as relações sociais dele resultantes, que constituíram a base de uma nova forma artística fundamentada em novas preocupações estéticas e inquietações sociais contemporâneas. Interessa-nos com esse estudo aliar às críticas social e política, o questionamento da natureza do objeto artístico, a exploração de materiais e objetos inusitados, além da subversão do suporte. A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre Sociologia Pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologia da artept_BR
dc.subjectBruscky, Paulo, 1949-pt_BR
dc.subjectSociologia pragmáticapt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.title“Hoje, a arte é este acontecimento” : conceitualismo e prática social em Paulo Brusckypt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6709918467161188pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this research is to provide a sociological analysis of experimentalism found on the the conceptual work of Paulo Bruscky, an artist from Pernambuco, Brazil, and the resulting social relations which formed the basis of a new artistic form based on novel aesthetic concerns and contemporary social anxieties. Our interest in this study is to combine social and political criticism with the questioning of the nature of the artistic object, the exploration of unusual materials and objects, and the subversion of the medium. The investigation focuses on the approximation between art and society, shifting the perspective to a new social inquiry that finds, in the sociology of art, its method of analysis, as this discipline's concerns encompass artists, artworks, the public, and their interrelations. To achieve this goal, we rely on Nathalie Heinich's research on Pragmatic Sociology. In them, the idea of artistic autonomy is centered on the relationships between historical context and social conditions of regulation for the norms of the artistic medium to function.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Naymme Tatyane Almeida Moraes.pdf4,78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons