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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52569
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de | - |
dc.contributor.author | PINTO, Milena Fernandes Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-02T22:30:05Z | - |
dc.date.available | 2023-10-02T22:30:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Milena Fernandes Gomes. Entre o prescrito e o realizado: práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em turmas do Programa de Correção de Fluxo Se Liga. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52569 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas por duas (2) professoras em turmas do Programa de Correção de Fluxo - Se liga, evidenciando se elas contribuem ou não para a progressão da aprendizagem dos alunos em relação às aprendizagens em leitura e escrita. Para isso, foram consideradas as contribuições teóricas de diferentes autores na discussão sobre práticas de alfabetização e a construção dos saberes docentes, assim como sobre os programas de correção de fluxo e os sistemas de ensino apostilados. Em termos metodológicos, recorremos à abordagem qualitativa, mas sem desconsiderar os aspectos quantitativos, tendo como campos empíricos duas escolas situadas no município de Recife. Em cada escola selecionamos uma professora que trabalhava com turmas do Se liga (P1 e P2). Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos a análise documental do Manual do professor e do Livro Didático do referido Programa, três semanas de observações das práticas docentes (12 dias de aula em P1 e 11 em P2), entrevistas semiestruturadas e minientrevistas após as aulas. Realizamos, também, atividades diagnósticas de leitura e escrita com os estudantes, no início e no final do ano letivo. O tratamento das informações tomou como base a análise de conteúdo temática (Bardin, 1974) Como resultados, identificamos a mobilização de saberes experienciais e de táticas nas práticas das educadoras. A análise dos dados relacionados ao material didático do Se liga revelou que o ensino da leitura e da escrita continua pautado no método silábico de alfabetização. Os resultados indicam a presença e ampliação de atividades de leitura de textos com gêneros diversos, no entanto, observou–se alguns problemas na transposição de alguns textos para o livro, bem como nas questões referentes a eles. Com relação às atividades de apropriação do sistema de escrita alfabética, o livro prioriza o trabalho no nível da sílaba, com ênfase na repetição e memorização de padrões silábicos, o que pouco contribui para que os alunos reflitam sobre os princípios do nosso sistema de escrita. Quanto ao trabalho desenvolvido pelas docentes, P1 foi a que mais tentou seguir as orientações do material do SL, fazendo poucas modificações/ajustes aos comandos dados nas questões e, nas atividades extras que propõe para a turma, pudemos perceber a tentativa dela em ajustar tais atividades à proposta do Programa. Já P2 pouco seguiu os comandos dados pelo livro do Se liga, fazendo uso de ações táticas para “burlar” o que é “imposto”. Nesse sentido, ela aproveitou melhor o tempo pedagógico acrescentando atividades advindas da sua experiência, oportunizando mais momentos de reflexão sobre a escrita. Com base na diagnose inicial, notou-se que um bom percentual dos estudantes, de ambas as turmas, já iniciou o ano fazendo a leitura e a escrita de palavras, o que não se enquadra no perfil de entrada do SL, o que indica que esses alunos não deveriam estar nessa sala. No perfil final, observou-se que os discentes de P1 e de P2 que não estavam no nível alfabético e não faziam a leitura de palavras conseguiram avançar em suas aprendizagens. Em relação à leitura e produção de texto, a turma de P2 teve um melhor desempenho, principalmente na qualidade da escrita dos textos. Esse resultado certamente teve influência da prática diferenciada da educadora, que não se limitou às atividades do Programa, acrescentando outras de produção de textos, com situações reais de escrita. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programas de Correção de Fluxo | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Programa Se liga | pt_BR |
dc.title | Entre o prescrito e o realizado : práticas de leitura e de escrita desenvolvidas em turmas do Programa de Correção de Fluxo Se Liga | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4554788994875548 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0377713500986284 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to analyze the literacy practices developed by two (2) teachers in classes of the Flow Correction Program - Se liga, showing whether or not they contribute to the progression of students' learning in relation to learning in reading and writing. To this end, the theoretical contributions of different authors were considered in the discussion about literacy practices and the construction of teaching knowledge, as well as flow correction programs and textbook teaching systems.In methodological terms, we used a qualitative approach, but without disregarding the quantitative aspects, using two schools located in the city of Recife as empirical fields. In each school we selected a teacher who worked with Se liga classes (P1 and P2). Regarding methodological procedures, we carried out a documentary analysis of the Teacher's Manual and the Textbook of the aforementioned Program, three weeks of observations of teaching practices (12 days of classes in P1 and 11 in P2), semi-structured interviews and mini-interviews after classes. We also carry out diagnostic reading and writing activities with students at the beginning and end of the school year.The processing of information was based on thematic content analysis (Bardin, 1974). As results, we identified the mobilization of experiential knowledge and tactics in the educators' practices. The analysis of data related to the Se liga teaching material revealed that the teaching of reading and writing continues to be based on the syllabic method of literacy. The results indicate the presence and expansion of reading activities of texts with different genres, however, some problems were observed in the transposition of some texts into the book, as well as in the issues relating to them. Regarding the activities of appropriating the alphabetic writing system, the book prioritizes work at the syllable level, with an emphasis on repetition and memorization of syllabic patterns, which does little to help students reflect on the principles of our writing system. As for the work carried out by the teachers, P1 was the one who most tried to follow the guidelines of the SL material, making few modifications/adjustments to the commands given in the questions and, in the extra activities she proposed for the class, we could see her attempt to adjust such activities to the Program proposal. P2, on the other hand, hardly followed the commands given in the Se liga book, using tactical actions to “circumvent” what is “imposed”.In this sense, she made better use of the pedagogical time by adding activities arising from her experience, providing more moments for reflection on writing. Based on the initial diagnosis, it was noted that a good percentage of students, from both classes, had already started the year reading and writing words, which does not fit the SL entry profile, which indicates that These students shouldn't be in this room. In the final profile, it was observed that P1 and P2 students who were not at the alphabetic level and did not read words managed to advance in their learning. In relation to reading and text production, the P2 class performed better, especially in the quality of writing the texts. This result was certainly influenced by the educator's differentiated practice, which was not limited to the Program's activities, adding other text production activities, with real writing situations. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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