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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFONTANA, Marcele Elisa-
dc.contributor.authorOLIVEIRA NETO, Jocemar José Costa de-
dc.date.accessioned2023-10-04T14:07:26Z-
dc.date.available2023-10-04T14:07:26Z-
dc.date.issued2023-09-11-
dc.date.submitted2023-09-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA NETO, Jocemar José Costa de. Redução no consumo de gás natural de uma estufa de secagem utilizando o Problem Solving.: estudo de caso em uma indústria montadora de automóveis.. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52592-
dc.description.abstractO avanço da tecnologia e da atividade humana resultou em um aumento desenfreado no consumo de recursos naturais e nas emissões de poluentes, causando efeitos catastróficos na atmosfera, nos ecossistemas e na sociedade. As emissões provenientes da queima de combustíveis representam cerca de 76% de todas as emissões de gases de efeito estufa no Brasil nos setores de energia e processos industriais. No processo de pintura de automóveis, por exemplo, estima-se em 48% a 60% do consumo de energia necessária para a montagem de um automóvel e é o principal causador da liberação de compostos orgânicos voláteis (VOCs), presentes nos solventes da tinta, material particulado, e de gases poluentes como SOx, NOx, CO2 e CO, decorrentes da combustão nos fornos, estufas de secagem e caldeiras. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho foi estudar ações mais assertivas e eficientes para reduzir o consumo de Gás Natural e, consequentemente, reduzir o desperdício de energia e os impactos ambientais associados à etapa de pintura. Para isso, a metodologia Problem Solving foi utilizada, tendo como resultado uma redução de 40% no uso de gás natural do forno da cataforese, diminuindo o consumo em aproximadamente 21,9 mil N.m³ por semana.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.titleRedução no consumo de gás natural de uma estufa de secagem utilizando o Problem Solving: estudo de caso em uma indústria montadora de automóveispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3130016839052852pt_BR
dc.description.abstractxThe advancement of technology and human activity has resulted in an unbridled increase in the consumption of natural resources and pollutant emissions, causing catastrophic effects on the atmosphere, ecosystems and society. Emissions from burning fuels account for around 76% of all greenhouse gas emissions in Brazil in the energy and industrial process sectors. In the process of painting cars, for example, it is estimated that 48% to 60% of the energy consumption required to assemble a car is estimated to be the main cause of the release of volatile organic compounds (VOCs), present in paint solvents, particulate matter, and polluting gases such as SOx, NOx, CO2 and CO, resulting from combustion in ovens, drying ovens and boilers. Given this context, the objective of this work is to study more assertive and efficient actions to reduce the consumption of Natural Gas and, consequently, reduce energy waste and the environmental impacts associated with the painting stage. For this, the Problem Solving methodology was used, resulting in a 40% reduction in the use of natural gas in the cataphoresis oven, reducing consumption by around 21,9 thousand N.m³ per week.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica

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