Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52646
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIRA, Georgia Ramine Silva de | - |
dc.contributor.author | SILVA, César Waltonyer de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T19:32:52Z | - |
dc.date.available | 2023-10-05T19:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-03 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, César Waltonyer de Araújo. Eu vi o mundo…ele começava no Recife : a obra pictórica de Cícero Dias como fonte de informação para a construção identitária e memorial de Recife. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52646 | - |
dc.description.abstract | Cícero dos Santos Dias, nascido em 1907, em Escada, Pernambuco, emerge como um dos artistas brasileiros mais significativos do século XX, cujas raízes se aprofundam na cultura e paisagem de sua cidade natal e vão de encontro à Recife, a grande paixão do pintor. Sua obra, "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife", realizada entre 1926 e 1929, é reconhecida como uma representação simbólica do Recife, onde a cidade é delineada não somente como um local físico, mas também como um ponto de partida para a compreensão da identidade brasileira. Diante da profundidade contida na obra do pintor, surge a seguinte questão norteadora da pesquisa: Como a obra de Cícero Dias "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife" pode ser considerada fonte de informação para a construção identitária e memorial do Recife? Essa investigação traz a obra pictórica como documento iconográfico e informacional, pois reconhece a arte como um veículo de memória e identidade. A arte e cultura têm papéis cruciais na construção da identidade comunitária, e é papel dos profissionais da Biblioteconomia conservar e promover essa identidade por meio de seus acervos e atividades. Sendo assim, o objetivo da pesquisa é analisar como a obra de Cícero Dias contribui para a formação identitária e memorial do Recife. O estudo que aqui se apresenta é norteado por um rigor metodológico em busca de analisar e compreender o processo de construção identitária e memorial recifense, evidenciado por meio da obra pictórica de Dias. Essa investigação reconhece o valor intrínseco da revisão bibliográfica sistemática como uma ferramenta potente para a extração de conteúdos indispensáveis ao entendimento do referido tema. O cerne do estudo é a conexão histórica entre a CI e a arte, sobretudo as imagens pictóricas; por isso, o processo de análise da obra se dará por meio do método iconográfico de Erwin Panofsky. Com os resultados obtidos, podemos perceber a intersecção entre a Ciência da Informação e a arte, particularmente no contexto das obras pictóricas como fontes informacionais, revelando-se de profunda relevância teórica e prática. Conforme discutido ao longo da pesquisa, conseguimos entender, então, que a obra Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife não representa apenas um retrato do Recife na década de 1920, mas também pode ser considerado um documento informacional cultural, político e social da época. | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Documento iconográfico | pt_BR |
dc.subject | Fonte informacional | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Modernismo pernambucano | pt_BR |
dc.title | Eu vi o mundo… ele começava no Recife : a obra pictórica de Cícero Dias como fonte de informação para a construção identitária e memorial de Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1069479064179517 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8438662011721920 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Cícero dos Santos Dias, born in 1907 in Escada, Pernambuco, emerges as one of the most significant Brazilian artists of the 20th century, whose roots go deep into the culture and landscape of his hometown and meet Recife, the painter's great passion. His work, "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife", done between 1926 and 1929, is recognized as a symbolic representation of Recife, where the city is delineated not only as a physical location, but also as a starting point for understanding Brazilian identity. Given the depth contained in the painter's work, the following guiding research question arises: How does Cícero Dias' work "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife" can be considered a source of information for the construction of Recife's identity and memorial? This investigation takes the pictorial work as an iconographic and informational document, as it recognizes art as a vehicle for memory and identity. Art and culture play crucial roles in the construction of community identity, and it is the role of library professionals to preserve and promote this identity through their collections and activities. Therefore, the aim of this research is to analyze how the work of Cícero Dias contributes to the formation of Recife's identity and memory. The study presented here is guided by a methodological rigor that seeks to analyze and understand the process of building Recife's identity and memory, as evidenced through Dias' pictorial work. This investigation recognizes the intrinsic value of a systematic bibliographical review as a powerful tool for extracting content that is indispensable to understanding the subject. The core of the study is the historical connection between Information Science and art, especially pictorial images; for this reason, the process of analyzing the work will be based on Erwin Panofsky's iconographic method. With the results obtained, we can see the intersection between Information Science and art, particularly in the context of pictorial works as sources of information, which is of profound theoretical and practical relevance. As discussed throughout the research, we were able to understand that the work “Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife” not only represents a portrait of Recife in the 1920s, but can also be considered a cultural, political and social informational document of the time. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Biblioteconomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - César Waltonyer de Araújo Silva.pdf.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons