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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52666

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEPOMUCENO, Thyago Celso Cavalcante-
dc.contributor.authorLIMA, Rayane Araújo-
dc.date.accessioned2023-10-06T12:48:37Z-
dc.date.available2023-10-06T12:48:37Z-
dc.date.issued2023-08-14-
dc.identifier.citationLIMA, Rayane Araújo. Avaliação de indicadores policiais para a identificação de lags significantes e análise da dinâmica espacial de crimes mediante a localização de viaturas no Estado de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52666-
dc.description.abstractA criminalidade é um problema mundial que afeta diversas esferas da sociedade e em decorrência disso tem sido o alvo de várias políticas públicas, criadas no intuito de garantir uma melhor segurança para a população. Infelizmente essa realidade também se aplica ao Brasil e se tratando em particular do estado de Pernambuco, as taxas de crimes violentos possuíram crescimentos tão expressivos, que o governo do estado se viu obrigado a tomar decisões e elaborar estratégias capazes de reduzir os altos índices de violência, o que culminou no surgimento do Pacto pela Vida. O programa proposto, que visava a atuação e envolvimento de diversos atores pertinentes aos mais variados âmbitos administrativos e policiais, dividiu o estado em vinte e seis Áreas Integradas de Segurança, com o intuito de delegar responsabilidades e conseguir melhor acompanhar a atuação da ação governamental na redução do crime. Considerando esse contexto, o presente estudo objetiva avaliar o impacto de indicadores policiais nas ocorrências de crimes violentos, de modo a identificar lags temporais significantes resultantes da relação entre essas variáveis e, além disso, realizar uma análise adicional da dinâmica espacial dos crimes mediante a localização de viaturas policiais. Técnicas de Análise de Séries Temporais, Análise de Regressão e Análise Espacial foram utilizadas a fim de alcançar os resultados pretendidos. Dentre os principais frutos deste trabalho, está a proposição de um método de estudo replicável para a identificação de lags significantes resultantes de modelos de regressão. A aplicação desse método se deu com dados pertinentes à dezoito áreas integradas de Pernambuco e os resultados possibilitaram identificar quais áreas possuem melhor desempenho em relação aos indicadores avaliados, bem como o tempo que esses indicadores levam para surtir efeito na criminalidade. Os modelos de análise espacial, aplicados às sete áreas mais críticas, permitiram observar que a ocorrência criminal é uma boa preditora do tempo de patrulhamento, contudo, o tempo de patrulhamento não é uma boa variável para predizer o crime. Os resultados encontrados podem fornecer direções eficazes para a elaboração de estratégias e tomada de decisões no ramo de segurança pública, além de acrescentar à literatura a proposição de um novo método de estudo voltado a esse campo de pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoliciais - Indicadorespt_BR
dc.subjectCrime violentopt_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.subjectAnálise de regressãopt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.titleAvaliação de indicadores policiais para a identificação de lags significantes e análise da dinâmica espacial de crimes mediante a localização de viaturas no Estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFIGUEIREDO, Ciro José Jardim de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1597487207488752pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4815452948320665pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxCriminality is a worldwide problem that affects various spheres of society and, as a result, has been the target of various public policies, created in order to ensure better security for the population. Unfortunately, this reality also applies to Brazil and, particularly in the state of Pernambuco, the rates of violent crimes have grown so significantly that the state government was forced to make decisions and develop strategies capable of reducing the high rates of violence, which culminated in the emergence of the Pact for Life. The proposed program, which aimed at the action and involvement of several actors from the most varied administrative and police spheres, divided the state into twenty-six Integrated Security Areas, with the intention of delegating responsibilities and being able to better monitor the performance of government action in reducing crime. Considering this context, this study aims to evaluate the impact of police indicators on the occurrences of violent crimes, in order to identify significant temporal lags resulting from the relationship between these variables and, furthermore, to carry out an additional analysis of the spatial dynamics of crimes through the location of police cars. Techniques of Time Series Analysis, Regression Analysis and Spatial Analysis were used in order to achieve the intended results. Among the main fruits of this work is the proposition of a replicable study method for the identification of significant lags resulting from regression models. The application of this method was done with data pertinent to eighteen integrated areas of Pernambuco and the results made it possible to identify which areas have better performance in relation to the indicators evaluated, as well as the time that these indicators take to have an effect on crime. The Spatial Analysis models, applied to the seven most critical areas, allowed us to observe that criminal occurrence is a good predictor of patrol time, however, patrol time is not a good variable to predict crime. The results found can provide effective directions for strategy and decision making in the public safety branch, and add to the literature by proposing a new method of study focused on this field of research.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8539123201894506pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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