Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52700

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, Antonio de Souza-
dc.contributor.authorSILVA, Ingrid Maria da-
dc.date.accessioned2023-10-09T13:16:11Z-
dc.date.available2023-10-09T13:16:11Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.date.submitted2023-10-03-
dc.identifier.citationSILVA, Ingrid Maria da. Gestão de Projetos em Grupos de Pesquisa da Ciência da Informação no CNPq: ampliando o estudo sobre a prática da produção científica. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52700-
dc.description.abstractA gestão de projetos é usada de modo estratégico para alcance de objetivos, com o uso de metodologias e técnicas aplicados para auxiliar em atividades organizacionais. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de contextualizar as práticas em gestão de projetos utilizadas por grupos de pesquisa em Ciência da Informação, cadastrados no diretório do CNPq. Para tal, este estudo possui como objetivo analisar as práticas em gestão de projetos utilizadas por estes grupos. Em relação aos materiais e métodos, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, bibliográfica, quantitativa e qualitativa, sendo utilizados, para coleta de dados, questionários aplicados por meio do Forms, e entrevistas semiestruturadas, aplicadas por meio do Zoom. Para a etapa quantitativa, foram enviados e-mails, para 768 pesquisadores, de grupos de pesquisa na área de Ciência da Informação, com uma resposta de 82 destes pesquisadores, que permitiu gerar 5 análises: análise descritiva; análise fatorial; regressão linear múltipla; correlação de Spearman; e averiguação de modelo de maturidade. Para a etapa qualitativa, 10 pesquisadores foram entrevistados, com relatos analisados a partir de matriz de consolidação das falas, para um maior entendimento do uso das práticas em gestão por estes grupos. Analisou-se que os grupos de pesquisa não alcançaram o nível 2 de maturidade, significando que possuem práticas incipientes em gestão de projetos. Foi verificado, por meio das demais análises, que estes grupos ainda possuem um baixo entendimento sobre quais práticas seriam essenciais para o bom desenvolvimento de um projeto, além da verificação de que o nível de produções científicas e o tempo de existência do grupo, não se relaciona com o uso da gestão. Com as entrevistas, foi possível detalhar que os pesquisadores ainda possuem uma baixa compreensão dos conceitos básicos de gestão e uma utilização tímida de seus processos, mesmo que a maioria entenda a sua importância de aplicação. Concluiu-se que a gestão ainda não é tão utilizada nestes ambientes, e que isto se deve tanto à falta de conhecimento sobre a área, quanto pela utilização informal das práticas conhecidas. O que leva ao questionamento: será que isto ocorre pela falta de adaptação destas práticas à realidade de trabalho destes grupos? Mais estudos merecem ser desenvolvidos.pt_BR
dc.format.extent112 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectgestão de projetospt_BR
dc.subjectgrupos de pesquisapt_BR
dc.subjectprodução científicapt_BR
dc.subjectCNPqpt_BR
dc.subjectambientes informacionaispt_BR
dc.subjectciência da informaçãopt_BR
dc.titleGestão de Projetos em Grupos de Pesquisa da Ciência da Informação no CNPq: ampliando o estudo sobre a prática da produção científicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7590515660604347pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2420967612961881pt_BR
dc.description.abstractxProject management is used in a strategic way to reach specific goals, using techniques and methodologies applied to aiding organizational activities. This research is justified by the need to contextualize project management practices used by research groups in Information Science that are registered in CNPq. With that objective, this study has as a goal to analyze the project management practices used by these groups. This is an exploratory, bibliographic, quantitative and qualitative research, using questionnaires applied through the Forms platform, and semistructured interviews applied through the Zoom platform. During the quantitative step, emails were sent to 768 researchers from groups in the Information Science area, which were answered by 82 recipients, allowing for the generation of 5 different analyses: descriptive analysis, factorial analysis, multiple linear regression, Spearman’s correlation, and maturity model evaluations. As for the qualitative step, 10 researchers were interviewed, with their reports being analyzed through the speech consolidation matrix for a greater understanding of the management practices used by their groups. Analysis of the results show that the research groups have not reached the second level of maturity, meaning that their project management practices are incipient. Results further verified that these groups possessed a low understanding of which practices would be essential for the development of a good project, while also verifying that neither the level of their scientific production nor how long it has existed correlates to the use of management practices. With the interviews, it was possible to detail that researchers still have a low understanding of the concepts of management and a shy use of its processes, even though most understand the importance of its perusal. It was concluded that management is still not widely used in these environments, and that this is due both to the lack of knowledge about the area and to the informal use of known practices. Which leads to the question: could this be due to a lack of adaptation of these practices to the working reality of these groups? More studies deserve to be developed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-5660-9954?lang=enpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ingrid Maria da Silva.pdf7,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons