Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52708
Compartilhe esta página
Título: | Uma análise das abordagens interdisciplinares e transdisciplinares no curso de Ciência da Computação da UFPE |
Autor(es): | SOUZA JÚNIOR, Evaldo Garcia de |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade; Educação; Ciência da Computação |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Citação: | SOUZA JÚNIOR, Evaldo Garcia de. Uma análise das abordagens interdisciplinares e transdisciplinares no curso de Ciência da Computação da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade no ensino superior têm sido temas em crescente expansão, refletindo o aumento de sua importância e relevância nas instituições acadêmicas. Desta forma, tem suscitado a necessidade de aprofundar a compreensão dessas abordagens, considerando as múltiplas perspectivas daqueles diretamente envolvidos: os discentes e docentes. O presente estudo se concentra na análise e diagnóstico do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em relação às abordagens inter e transdisciplinares. Nesse contexto, examinam-se as percepções, práticas e desafios que permeiam esses temas no ensino superior. Espera-se que este estudo contribua para a reflexão sobre a formação acadêmica atual, destacando a importância de promover uma maior integração de conhecimentos e abordagens em um campo tão dinâmico e diversificado. Além disso, reconhece-se a necessidade de atender às demandas da sociedade por profissionais versáteis e habilitados a enfrentar problemas complexos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52708 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Evaldo Garcia de Souza Júnior.pdf | 347,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons