Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52717

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Ibere Caldas Souza-
dc.contributor.authorPASSOS, Matheus Barbosa de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:18:59Z-
dc.date.available2023-10-09T15:18:59Z-
dc.date.issued2017-07-13-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52717-
dc.description.abstractOs jogos esportivos coletivos são modalidades que apresentam elementos comuns: um objeto, geralmente uma bola, movimentada com as mãos, pés ou bastões/raquetes; um terreno, onde acontece o jogo; uma meta, a ser atacada ou defendida; companheiros de equipe, que juntos cooperam buscando alcançar os objetivos do jogo; adversários, a serem superados; e regras a se respeitar. Independente da modalidade é importante ressaltar que nos jogos esportivos coletivos a elaboração do processo de ensino-aprendizagem-treinamento deve ser formulada cuidadosamente, o que solicita do professor o conhecimento das diferentes alternativas metodológicas. O objetivo deste estudo foi discutir os métodos de ensino denominados ativos ou contemporâneos, com intuito de estimular a discussão sobre a evolução dos Jogos Esportes Coletivos na contemporaneidade. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e Pubmed, através dos seguintes termos de indexação: Esporte, Métodos de ensino, Aprendizagem. Os artigos foram selecionados de acordo com a relevância do estudo para os tópicos em questão, e incluem estudos sobre métodos de ensino ativos ou contemporâneos aplicados ao esporte coletivo. Foram utilizados artigos publicados nos anos de 2000 até 2017. Observa-se a superação da corrente tradicional pela corrente ativa ou contemporânea, para o ensino dos jogos esportivos coletivos, enfatizando na prática a busca de um ser inteligente e criativo, procurando desenvolver aspectos sociais, culturais, emocionais, cognitivos, motores, técnicos e táticos. Conclui-se que, após longa discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos JEC, por meio da metodologia ativa ou contemporânea, foi de extrema importância rever o que os experts do esporte coletivo têm investigado, a respeito do uso de uma metodologia adequada para evolução dos jovens atletas que se inserem nesse processo. Diante disso, essa discussão não se encerra por aqui, se faz necessário repensar sempre o processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos JEC, de maneira crítica e ética, valorizando essa vertente dentro da Educação Física.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectJogos Esportivospt_BR
dc.titleProcesso de ensino aprendizagem e treinamento dos jogos esportivos coletivos: uma breve revisãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteslattes.cnpq.br/5828939728868582pt_BR
dc.description.abstractxCollective sports games are modalities that present common elements: an object, usually a ball, moved with the hands, feet or sticks / rackets; A terrain, where the game happens; A goal, to be attacked or defended; Teammates, who cooperate together to achieve the goals of the game; Adversaries to be overcome; and rules to be respected. Regardless of the modality, it is important to emphasize that in collective sports games, the elaboration of the teaching-learning-training process must be carefully formulated, which requires the teacher to know the different methodological alternatives. The aim of this study was to discuss teaching methods called active or contemporary, in order to stimulate the discussion about the evolution of Collective Sports Games in contemporary times. We used the Google Academic and Pubmed databases, through the following indexing terms: Sport, Teaching methods, Learning. The articles were selected according to the relevance of the study to the topics in question, and include studies on active or contemporary teaching methods applied to collective sport. Articles published from 2000 to 2017 were used. It is observed the overcoming of the traditional current by the active current or contemporary, for the teaching of collective sports games, emphasizing in practice the search for an intelligent and creative being, seeking to develop social, Cultural, emotional, cognitive, motor, technical and tactical.It is concluded that, after a long discussion about the teaching-learning-training process of JEC, through active or contemporary methodology, it was extremely important to review what the experts of the collective sport have investigated, regarding the use of a methodology Suitable for the evolution of young athletes who are involved in this process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Passos, Matheus Barbosa de Oliveira.pdf1,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons