Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52737

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorGOMES, Joanaires Maria-
dc.date.accessioned2023-10-09T16:28:20Z-
dc.date.available2023-10-09T16:28:20Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.date.submitted2023-10-07-
dc.identifier.citationGOMES, Joanaíres Maria. Análise sobre conceitos de cnidário em videoaulas na plataforma do youtube. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, , Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Feira Nova, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52737-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou analisar a abordagem do Filo Cnidaria através de videoaulas do Youtube. A tecnologia permite o uso de diversas ferramentas didáticas e tecnológicas que ajudam na transformação da dinâmica do aprendizado, mas há uma grande dificuldade para os professores encontrarem material de qualidade disponível na internet. O Youtube é um site muito utilizado por diversos públicos, inclusive por estudantes, não apenas para entretenimento, mas também para fins pedagógicos. Nessa pesquisa, análise de cinco videoaulas da plataforma Youtube sobre Filo Cnidaria a partir dos princípios da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A grande maioria das videoaulas foram satisfatórias, havendo poucos desvios multimídias. A utilização de aporte teórico e metodológico é importante para a visualização de técnicas que detectam desvios ou “falhas” na execução e apresentação dos materiais didáticos, que possam comprometer a abordagem de determinado conteúdo. A TCAM busca sincronizar de forma certa a apresentação de materiais verbais e visuais, a fim de possibilitar uma melhor aprendizagem do aluno, relacionando palavras escritas ou faladas, buscando melhorar o ensino e contribuindo de forma para que haja um melhor processamento das informações e um desempenho no ensino e na aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimais Urtigantespt_BR
dc.subjectCiências e Biologiapt_BR
dc.subjectMultimídiaspt_BR
dc.titleAnálise sobre conceitos de cnidário em videoaulas na plataforma do youtubept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the approach of the Phylum Cnidaria through Youtube video lessons. Technology allows the use of various didactic and technological tools that help transform the learning dynamics, but there is great difficulty for teachers to find quality material available on the internet. Youtube is a site widely used by different audiences, including students, not only for entertainment, but also for educational purposes. In this research, five video classes on the Youtube platform about Phylum Cnidaria are analyzed, based on the principles of the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (TCAM). The vast majority of video classes were satisfactory, with few multimedia deviations. The use of theoretical and methodological support is important for the visualization of techniques that detect deviations or “failures” in the execution and presentation of didactic materials, which may compromise the approach of certain content. TCAM seeks to correctly synchronize the presentation of verbal and visual materials, in order to enable better student learning, relating written or spoken words, seeking to improve teaching and contributing in a way that there is a better processing of information and a better performance. in teaching and learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joanaires Maria.pdf269,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons