Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52737
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | GOMES, Joanaires Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T16:28:20Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T16:28:20Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-07 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Joanaíres Maria. Análise sobre conceitos de cnidário em videoaulas na plataforma do youtube. 2023. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, , Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Feira Nova, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52737 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa objetivou analisar a abordagem do Filo Cnidaria através de videoaulas do Youtube. A tecnologia permite o uso de diversas ferramentas didáticas e tecnológicas que ajudam na transformação da dinâmica do aprendizado, mas há uma grande dificuldade para os professores encontrarem material de qualidade disponível na internet. O Youtube é um site muito utilizado por diversos públicos, inclusive por estudantes, não apenas para entretenimento, mas também para fins pedagógicos. Nessa pesquisa, análise de cinco videoaulas da plataforma Youtube sobre Filo Cnidaria a partir dos princípios da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A grande maioria das videoaulas foram satisfatórias, havendo poucos desvios multimídias. A utilização de aporte teórico e metodológico é importante para a visualização de técnicas que detectam desvios ou “falhas” na execução e apresentação dos materiais didáticos, que possam comprometer a abordagem de determinado conteúdo. A TCAM busca sincronizar de forma certa a apresentação de materiais verbais e visuais, a fim de possibilitar uma melhor aprendizagem do aluno, relacionando palavras escritas ou faladas, buscando melhorar o ensino e contribuindo de forma para que haja um melhor processamento das informações e um desempenho no ensino e na aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Animais Urtigantes | pt_BR |
dc.subject | Ciências e Biologia | pt_BR |
dc.subject | Multimídias | pt_BR |
dc.title | Análise sobre conceitos de cnidário em videoaulas na plataforma do youtube | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7874863774346301 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to analyze the approach of the Phylum Cnidaria through Youtube video lessons. Technology allows the use of various didactic and technological tools that help transform the learning dynamics, but there is great difficulty for teachers to find quality material available on the internet. Youtube is a site widely used by different audiences, including students, not only for entertainment, but also for educational purposes. In this research, five video classes on the Youtube platform about Phylum Cnidaria are analyzed, based on the principles of the Cognitivist Theory of Multimedia Learning (TCAM). The vast majority of video classes were satisfactory, with few multimedia deviations. The use of theoretical and methodological support is important for the visualization of techniques that detect deviations or “failures” in the execution and presentation of didactic materials, which may compromise the approach of certain content. TCAM seeks to correctly synchronize the presentation of verbal and visual materials, in order to enable better student learning, relating written or spoken words, seeking to improve teaching and contributing in a way that there is a better processing of information and a better performance. in teaching and learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Joanaires Maria.pdf | 269,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons