Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52801

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorORANGE, Luciana Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Cinthia Geysianne França-
dc.date.accessioned2023-10-10T15:21:32Z-
dc.date.available2023-10-10T15:21:32Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationSILVA, Cinthia Geysianne França. Utilização de podcast's como ferramenta de educação em saúde: uma revisão integrativa. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52801-
dc.description.abstractA educação em saúde é o processo educativo que tem como objetivo a construção e apropriação de conteúdos de saúde pela população e as tecnologias digitais abrem portas para esse processo. Uma dessas tecnologias é o podcast, uma mídia de áudio para transmissão de informações, distribuída digitalmente, de forma prática, com baixo custo e fácil acesso. O presente estudo teve como objetivo investigar o uso de podcast’s como ferramenta de educação em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados PubMed, SciELO, Science Direct e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através da seguinte estratégia de busca: “Webcast” OR “Podcast” AND “Educação” AND “Saúde”. Foram incluídos trabalhos de pesquisa originais no formato de artigo, realizados nos últimos 10 anos (2013-2023), com podcast´s sobre saúde e que tenham sido publicados em português, inglês ou espanhol. A busca inicial resultou em 521 artigos. Após leitura de títulos e resumos e posteriormente do trabalho completo, 4 artigos estavam elegíveis e foram usados como amostra final. Os resultados encontrados mostram que o podcast tem sido utilizado como ferramenta de educação em saúde nas mais diversas áreas e que o seu uso apresenta resultados positivos com benefícios quando comparados a métodos de educação mais tradicionais, se tornando assim uma forma diferente e promissora para transmitir informações de saúde. Com isso conclui-se que diante das características apresentadas pelo podcast, ele se apresenta como uma ferramenta de grande potencial para o compartilhamento de informações sobre saúde para a população em geral.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectWebcastpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleUtilização de podcast's como ferramenta de educação em saúde: uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4476794481819806pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0614700156868857pt_BR
dc.description.abstractxHealth education is the educational process that aims to construct and appropriate health content by the population and digital technologies open doors to this process. One of these technologies is the podcast, an audio medium for transmitting information, distributed digitally, in a practical way, with low cost and easy access. The present study aimed to investigate the use of podcasts as a health education tool. This is an integrative literature review, carried out in the PubMed, SciELO, Science Direct and Virtual Health Library (VHL) databases, using the following search strategy: “Webcast” OR “Podcast” AND “Education” AND “Health". Original research works in article format, carried out in the last 10 years (2013-2023), with podcasts about health and which have been published in Portuguese, English or Spanish were included. The initial search resulted in 521 articles. After reading the titles and abstracts and then the complete work, 4 articles were eligible and were used as the final sample. The results found show that the podcast has been used as a health education tool in the most diverse areas and that its use presents positive results with benefits when compared to more traditional education methods, thus becoming a different and promising way to transmit information of health. With this in mind, it can be concluded that given the characteristics presented by the podcast, it presents itself as a tool with great potential for sharing health information for the general population.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cinthia Geysianne França Silva.pdf908,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons