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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52819

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Monaliza de Oliveira-
dc.contributor.authorVASCONCELOS JUNIOR, Joseildo Santino de-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:29:44Z-
dc.date.available2023-10-10T16:29:44Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citationVASCONCELOS JUNIOR, Joseildo Santino de. O avanço da economia comportamental e a teoria microeconômica tradicional: será que o consumidor realmente segue a racionalidade econômica na decisão de compra? Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52819-
dc.description.abstractA teoria econômica tradicional do comportamento do consumidor pressupõe que este seja racional. Isso significa que as pessoas quando vão tomar decisões de consumo possuem suas preferências bem estabelecidas e ordenadas, além de coerentes e consistentes independente do contexto da escolha. A economia comportamental argumenta que os indivíduos não parecem tão racionais como a teoria tradicional afirma. Dessa forma, o objetivo do trabalho consiste em contrapor a teoria microeconômica neoclássica com a economia comportamental, discutindo a suposta racionalidade no comportamento dos consumidores a partir de suas decisões de compra. Ao final da discussão fundamentada nas teorias apresentadas, foi realizada pesquisa exploratória, com a aplicação de 164 questionários. Os resultados do exercício empírico indicam uma associação entre as variáveis idade e escolaridade com a decisão de consumo dos indivíduos, de onde se pode questionar a racionalidade econômica nos moldes da teoria neoclássica do consumidor. Este estudo, todavia, não é conclusivo e apenas lança luzes em um debate que ainda é incipiente no Brasil.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTeoria do consumidor. Racionalidade econômica. Economia comportamental.pt_BR
dc.titleO avanço da economia comportamental e a teoria microeconômica tradicional: será que o consumidor realmente segue a racionalidade econômica nas decisões de compra?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9080044005976853pt_BR
dc.description.abstractxTraditional economic theory of consumer behavior assumes that it is rational. This means that people when they go to make consumption decisions, they have their preferences well established and ordered, and well as coherent and consistent regardless of the context of the choice. Behavioral economics argues that individuals don’t seem as rational as traditional theory claims. Thus, the objective of the work is to evaluate the discussions of behavioral economics, contrasting them with the axioms that underpin traditional micro economic theory. At the end of the discussion based on the theories presented, exploratory research was carried out, with the application of 164 questionnaires. The results of the empirical exercise indicate an association between the variables age and schooling with the consumption decision of the individuals, from where one it can be questioned economic rationality along the lines of neoclassical consumer theory. This study, however, is not conclusive and only sheds light on a debate that is still incipient in Brazil.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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