Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847

Compartilhe esta página

Título: Biologia e Saúde no Ensino Médio: Uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo
Autor(es): PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da
Palavras-chave: Acidentes; Educação; Promoção da Saúde; Tema Gerador; Trilhas de Aprendizagem
Data do documento: 21-Set-2023
Citação: PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da. Biologia e Saúde no Ensino Médio: uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Esse trabalho foi desenvolvido na construção e validação de uma sequência didática, destinada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sobre o ensino de primeiros socorros com enfoque na temática engasgo. Objetivou-se validar uma proposta de Sequência didática voltada ao ensino de Primeiros Socorros, com foco na situação de emergência de engasgo para uma turma do Ensino Médio, bem como comparar o nível de conhecimento dos alunos em situações distintas de engasgo identificados antes e depois da intervenção didática, mapear os conhecimentos discentes relativos a anatomofisiologia envolvida na emergência de engasgo, além de identificar o nível de conhecimento sobre as manobras realizadas em diferentes situações na emergência de engasgo. Para a coleta de dados, foi utilizada uma Sequência didática, que tinha como foco o tema gerador: engasgo e foi estruturada nos Três Momentos Pedagógicos. Os dados foram mensurados através dos conhecimentos prévios dos estudantes, observação e comparação do nível de conhecimento acerca do tema antes e depois da intervenção, configurando-se como um estudo descritivo-explicativo, com uma abordagem metodológica qualiquantitativa. Os dados foram analisados qualitativamente e o mapeamento dos saberes prévios dos alunos foi examinado através de princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por fim, pudemos observar que, além de aprender os aspectos biológicos sobre o conteúdo de primeiros socorros em engasgo, os alunos também adquiriram habilidades práticas sobre como intervir corretamente nas diversas situações de engasgo e como contribuir para a promoção da saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Vitória.pdf622,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons