Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847
Compartilhe esta página
Título: | Biologia e Saúde no Ensino Médio: Uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo |
Autor(es): | PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da |
Palavras-chave: | Acidentes; Educação; Promoção da Saúde; Tema Gerador; Trilhas de Aprendizagem |
Data do documento: | 21-Set-2023 |
Citação: | PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da. Biologia e Saúde no Ensino Médio: uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. |
Abstract: | Esse trabalho foi desenvolvido na construção e validação de uma sequência didática, destinada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sobre o ensino de primeiros socorros com enfoque na temática engasgo. Objetivou-se validar uma proposta de Sequência didática voltada ao ensino de Primeiros Socorros, com foco na situação de emergência de engasgo para uma turma do Ensino Médio, bem como comparar o nível de conhecimento dos alunos em situações distintas de engasgo identificados antes e depois da intervenção didática, mapear os conhecimentos discentes relativos a anatomofisiologia envolvida na emergência de engasgo, além de identificar o nível de conhecimento sobre as manobras realizadas em diferentes situações na emergência de engasgo. Para a coleta de dados, foi utilizada uma Sequência didática, que tinha como foco o tema gerador: engasgo e foi estruturada nos Três Momentos Pedagógicos. Os dados foram mensurados através dos conhecimentos prévios dos estudantes, observação e comparação do nível de conhecimento acerca do tema antes e depois da intervenção, configurando-se como um estudo descritivo-explicativo, com uma abordagem metodológica qualiquantitativa. Os dados foram analisados qualitativamente e o mapeamento dos saberes prévios dos alunos foi examinado através de princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por fim, pudemos observar que, além de aprender os aspectos biológicos sobre o conteúdo de primeiros socorros em engasgo, os alunos também adquiriram habilidades práticas sobre como intervir corretamente nas diversas situações de engasgo e como contribuir para a promoção da saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Vitória.pdf | 622,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons