Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847

Comparte esta pagina

Título : Biologia e Saúde no Ensino Médio: Uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo
Autor : PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da
Palabras clave : Acidentes; Educação; Promoção da Saúde; Tema Gerador; Trilhas de Aprendizagem
Fecha de publicación : 21-sep-2023
Citación : PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da. Biologia e Saúde no Ensino Médio: uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Resumen : Esse trabalho foi desenvolvido na construção e validação de uma sequência didática, destinada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sobre o ensino de primeiros socorros com enfoque na temática engasgo. Objetivou-se validar uma proposta de Sequência didática voltada ao ensino de Primeiros Socorros, com foco na situação de emergência de engasgo para uma turma do Ensino Médio, bem como comparar o nível de conhecimento dos alunos em situações distintas de engasgo identificados antes e depois da intervenção didática, mapear os conhecimentos discentes relativos a anatomofisiologia envolvida na emergência de engasgo, além de identificar o nível de conhecimento sobre as manobras realizadas em diferentes situações na emergência de engasgo. Para a coleta de dados, foi utilizada uma Sequência didática, que tinha como foco o tema gerador: engasgo e foi estruturada nos Três Momentos Pedagógicos. Os dados foram mensurados através dos conhecimentos prévios dos estudantes, observação e comparação do nível de conhecimento acerca do tema antes e depois da intervenção, configurando-se como um estudo descritivo-explicativo, com uma abordagem metodológica qualiquantitativa. Os dados foram analisados qualitativamente e o mapeamento dos saberes prévios dos alunos foi examinado através de princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por fim, pudemos observar que, além de aprender os aspectos biológicos sobre o conteúdo de primeiros socorros em engasgo, os alunos também adquiriram habilidades práticas sobre como intervir corretamente nas diversas situações de engasgo e como contribuir para a promoção da saúde.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Maria_Vitória.pdf622,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons