Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52881

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMINEIRO, Imara Bemfica-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Anailde da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-11T13:55:38Z-
dc.date.available2023-10-11T13:55:38Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Anailde da Silva. A percepção da construção feminina na literatura sob o olhar de Capitu. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52881-
dc.description.abstractA Literatura reflete o seu tempo, de modo que os valores sociais são perpetuados a partir das obras literárias, as quais ensinam ao seu público-leitor como devem se portar socialmente e as consequências de fugir desse padrão. Deste modo, Machado de Assis tornou-se um marco com sua escrita sutil que denunciava a hipocrisia das relações humanas de forma quase imperceptível, criando personagens icônicas como Capitolina de Pádua, a qual foi recriada e ressignificada em diversas versões. Assim, neste trabalho, buscamos compreender as semelhanças e diferenças na construção da Capitu de Dom Casmurro e na Capitu de Adísia Sá, cuja obra Capitu conta Capitu, reescreve a personagem sob o ponto de vista feminino, garantindo voz a esta personagem que foi silenciada pelo narrador Bento Santiago. Desta forma, a pesquisa foi dividida em três partes: na primeira, é analisada a representação da mulher e a autoria feminina a partir dos estudos de Wolf (1928), Beauvoir (1970) e Butler (2013). No segundo capítulo, foi estudada a construção das personagens femininas machadianas e a obra Dom Casmurro através dos estudos de Brandão (2006). Já no capítulo terceiro identifica-se a construção de Capitu na obra de Adísia Sá, com o intuito de verificar as particularidades da personagem diante da personagem machadiana e a importância de sua ressignificação na Literatura nacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectRessignificaçãopt_BR
dc.subjectCapitupt_BR
dc.titleA percepção da construção feminina na literatura sob o olhar de Capitupt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFRANÇA, Eduardo Melo-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7879707017401271pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1153184169680056pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxLiteratura reflects its time, so that social values are perpetuated from literary works, which teach their readership how they should behave socially and the consequences of escaping the established norms. In this way, Machado de Assis beacame a landmark with his subtle writing that denounced the hypocrisy of human relations in na almost imperceptible way, creating iconic characters such as Capitolina de Pádua, which was recreated and resignified in several versions. Thus, in this worj, we seek to understand the similarities and diferences in this construction os Capitu by Dom Casmurro and Capity by Adísia Sá, whose work Capitu tell Capitu, rewrites the character from the female point of view, certifying a voice to this character who was silenced by the narrator Bento Santiago. In this way, the research was divided into three parts: in the first, the representation of women and female authorship is analyzed from the studies of Wolf (1928), Beauvoir (1970) and Butler (2013). In the second chapter, the construction of Machado’s female characters and the work Dom Casmurro were studied through the studies of the studies of Brandão (2006). In the third chapter, the construction of Capitu in the work of Adísia Sá is identified, with the purpose of verifying the particularities of the character in the face of Machado’s character and the importance of its resignification in national Literature.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1212143542139385pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Anailde da Silva Ribeiro.pdf807,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons