Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52901

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.authorRAMOS, Adonis Garcia-
dc.date.accessioned2023-10-11T15:48:00Z-
dc.date.available2023-10-11T15:48:00Z-
dc.date.issued2022-11-09-
dc.date.submitted2023-10-07-
dc.identifier.citationRAMOS, Adonis Garcia. Músicos Populares e Cursos de Licenciatura: Teste de Habilidade Específica como dificultador do acesso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Música/licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52901-
dc.description.abstractO presente trabalho, com foco na área de educação musical, trata sobre a dificuldade de acesso do músico popular aos cursos de licenciatura em música, apresentando o Teste de Habilidade Específica, uma das ferramentas utilizadas na seleção de graduandos na maioria das Universidades Federais do Brasil, como uma barreira. Para esta pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico sobre o acesso do músico, que não frequentou o ensino formal das escolas especializadas em música, nos cursos de licenciatura em música do país. Os conceitos de Educação Formal, Não Formal e Informal bem como Modelo Conservatorial e Colonialidade foram abordados para a contextualização do objetivo geral proposto. Como resultado, percebeu-se que existem Universidades Federais que já contam com THEs mais inclusivos e ainda outras instituições que não fazem uso dessa ferramenta. Essas Universidades, mesmo sem a aplicação do THE, exibem bons resultados em avaliações realizadas pelo Ministério da Educação, o que demonstra que modificar a forma de acesso não fez com que o curso se tornasse menos efetivo.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTeste de Habilidade Específicapt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectModelo Conservatorialpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectacessopt_BR
dc.titleMúsicos populares e cursos de licenciatura: Teste de Habilidade Específica como dificultador do acessopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.description.abstractxThe present work, focusing on the area of musical education, deals about the Specific Skill Test in Music, a tool used in the selection of undergraduates for graduation courses of music teachers in most Federal Universities of Brazil. For this research a bibliographic survey was made about the access of the musician, who did not attend the formal education of specialized schools in music, to the courses of musical graduation in the country. The concepts of Formal, Non Formal and Informal Educations as well as Conservatory Model and Coloniality were addressed for contextualization of the proposed main goal. As a result, it was realized that there are Federal Universities that already have more inclusive SSTs and others institutions that do not use this tool. These Universities, even without the application, shows good results in evaluations carried out by the Education Ministry, which demonstrates that modifying the form of access did not make the course less effective.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Adonis Garcia Ramos.pdf644,42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons